Análise discursiva dos memes sobre o sujeito professor

Autores

  • Thyago Madeira França Universidade Estadual de Goiás http://orcid.org/0000-0002-7690-9611
  • Wânia Gomes Mariano Vieira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3821

Palavras-chave:

Gênero, Meme, Professor, Discurso

Resumo

Traçamos como objetivo analisar os memes e o enunciado verbo-visual sobre o sujeito professor, considerando os possíveis diálogos sobre a identidade docente. Esta análise apresenta algumas reflexões teóricas fundamentadas no Círculo de Bakhtin para análise e compreensão do enunciado verbo-visual a partir de materialidades discursivas dos memes, pesquisados no Facebook sobre a temática do sujeito professor e os estereótipos formados a partir dos diversos efeitos de sentido que emanam dos enunciados dos memes. Os estereótipos como representações sociais cristalizadas podem levar o sujeito a ter sua identidade representada de forma pejorativa no meio social. Temos como orientação principal o eixo discursivo-dialógico-ideológico da linguagem. Desse modo, nos ancoramos nas reflexões teórico-metodológicas partindo das concepções de diálogo, interação verbal, gênero discursivo e enunciado (BAKHTIN, 1997, 2011; VOLÓCHINOV, 2017), e estereótipo (AMOSSY, 2008). Nessa perspectiva, os enunciados verbo-visuais dos memes que versam sobre a temática docente permitem compor determinadas situações discursivas quenão corroboram para a construção de uma imagem forte e promissora sobre o sujeito professor.

Biografia do Autor

Thyago Madeira França, Universidade Estadual de Goiás

É doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), nas disciplinas das áreas de Literatura, Língua Portuguesa e Linguística. É membro dos grupos de pesquisa "Laboratório de Estudos Polifônicos" (UFU) e "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas" (UERJ). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Literatura, Análise do Discurso e Linguística Aplicada contemporânea.

Wânia Gomes Mariano Vieira, Universidade Estadual de Goiás

Atualmente é professora no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Campus Morrinhos, docente nas disciplinas de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Doutoranda do Programa de Estudos da linguagem (PMEL) da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão. É mestra do Programa de Estudos da linguagem (PMEL) da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2013), com especialização em Docência do Ensino Superior (2014). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Piracanjuba (2007), com especialização em Gestão Estratégica em Marketing (2009) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e linguística atuando no campo de análise do discurso de linha francesa.

Referências

AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria E. G. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DAWKINS, R. (1976) O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Disponível em: http://docs11.minhateca.com.br/1037393974,BR,0,0,O-Gene-Egoista-RichardDawkins.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.

PROFESSORA SINCERA. Professora Marilyn. São Paulo, 03 mar. 2017. Facebook: Professora Sincera. Disponível em: www.facebook.com/professorasincera/photos/a.297801377080019.1073741827.297798820413608/575984849261669/?type=3&theater. Acesso em Mai. de 2017.

PROFESSORA SINCERA. Professor Esqueleto. São Paulo, 18 mar. 2017. Facebook: Professora Sincera. Disponível em: www.facebook.com/professorasincera/photos/a.297801377080019.1073741827.297798820413608/582461321947355/?type=3&theater. Acesso em Mai. de 2017.

STAFUZZA, G. B. Contribuições do pensamento do Círculo de Bakhtin para os estudos discursivos contemporâneos: o discurso machista na mídia humorística feminina. In: PAULA, Luciane de. (Org.). Discursos em perspectiva: humanidades dialógicas. Campinas: Mercado de Letras, 2014, p.135-156.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Tradução de Maria Cecília Pérez de Souza-E-Silva [et al.]. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2008.

VIEIRA, W. G. M. O enunciado verbo-visual de memes sobre o sujeito professor: diálogos sobre a identidade docente. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Especial Acadêmica de Letras e Linguística, Catalão, Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Catalão, 2018.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A estrutura do enunciado. Trad. de Ana Vaz, para fins didáticos, com base na tradução francesa de Tzevan Todorov (“La structure de l’énoncé, 1930). In: TODOROV, Tzvetan. Mikhail Bakhtine: le principedialogique. Paris: Seuil, 2005. p. 287 -316.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

FRANÇA, T. M.; VIEIRA, W. G. M. Análise discursiva dos memes sobre o sujeito professor. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 3, p. 4–18, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3821. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3821. Acesso em: 18 abr. 2024.