O planejamento pedagógico nos cursos de graduação da UFTM

Autores

  • Eliana Helena Corrêa Neves Salge Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Giselle Abreu de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Liliane Carla Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Camila Cunha Oliveira Giordani Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3879

Palavras-chave:

Planejamento Pedagógico. Projeto Pedagógico. Cursos de Graduação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar, à luz de referenciais teóricos que abordam o planejamento no âmbito educacional, a primeira experiência de Planejamento Pedagógico Semestral, realizada pelos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, após a publicação de normativa que institui a obrigatoriedade de tal atividade. A discussão se faz necessária tendo em vista a importância do planejamento para o processo ensino-aprendizagem e a necessidade de fomentar reflexões que contribuam para que os sujeitos se comprometam com o planejamento coletivo participativo. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e dados coletados em questionário semi-aberto, pudemos confirmar a importância do planejamento pedagógico no âmbito dos cursos de graduação e perceber que a participação dos sujeitos constitui um dos maiores entraves para sua efetiva realização.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

SALGE, E. H. C. N.; OLIVEIRA, G. A. de; CAMPOS, L. C.; GIORDANI, C. C. O. O planejamento pedagógico nos cursos de graduação da UFTM. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 3, p. 19–37, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3879. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3879. Acesso em: 29 mar. 2024.