Transformação curricular em uma escola de Educação Infantil no Piauí pelo viés da pesquisa e formação docente

Autores

  • Fabricia Pereira Teles Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3888

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação Contínua, Reorganização Curricular

Resumo

Este artigo, de modo geral, apresenta recorte de uma pesquisa de doutorado que discute, centralmente, a reorganização do currículo de uma escola de Educação Infantil a partir da implementação de um projeto de intervenção organizado por Atividades Sociais. Tal reorganização foi possível mediante intenso processo de formação contínua na escola envolvendo pesquisadora, gestora e professoras. Especialmente, o texto propõe discutir a formação docente de professores de Educação Infantil numa perspectiva que foge dos moldes clássicos de formação e caminha na direção de uma nova perspectiva voltada para reflexão-crítica que articule teoria-prática. Para tanto é apresentado excertos reveladores do processo de transformação que o currículo da escola sofreu com as aprendizagens favorecidas no processo de formação. A discussão se assenta na pesquisa crítica de colaboração-PCCol e no projeto intervencionista-revolucionário de Vigotski. A materialidade da investigação foi produzida em encontros de formação em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Parnaíba-PI. No caso, três excertos são apresentados e analisados com base na perspectiva argumentativa da linguagem que dá indícios reveladores da transformação da prática, via formação. O entrelaçamento da formação contínua e a intervenção de um projeto com base em Atividades Sociais na escola propiciou cenários para desenvolvimento de uma prática docente articulada com a teoria e consequentemente a transformação do currículo escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação contínua. Reorganização curricular

Biografia do Autor

Fabricia Pereira Teles, Universidade Estadual do Piauí

Profª Adjunta I do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-Campus Profº Alexandre Alves de Oliveira. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil, Atividades e Múltiplas Linguagens.

Referências

ADORNO, T. W. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ______. Palavras e sinais: modelos críticos 2. ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 1995. p.15-25.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ENGESTRÖM, Y. Teoria da Atividade Histórico-Cultural e suas contribuições à Educação, Saúde e comunicação: entrevista com Monica Lemos, Marcos Antonio Pereira-Queirol, Ildeberto Munis de Almeida. Interface: Comunicação Saúde e educação, v. 17, n. 46, p. 715-727, jul/set. 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIROUX, A. H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

_____. A função e formação do professor/a no ensino para compreensão: diferentes perspectivas. IN: SACRISTÁN, Gimeno; PEREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998. p. 353-379.

KISHIMOTO, T. M. Currículo de Educação Infantil: creches e pré-escolas. Significado do termo currículo, currículo de Educação Infantil: critérios de qualidade e instrumentos de implementação. Texto encomendado pela coordenação geral de Educação infantil do MEC, 1994 (mimeo).

KRAMER, S. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 42, ago. 1982.Disponível em:

http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1550/1549. Acesso em: 01 nov. 2017.

_____. Propostas pedagógicas ou curriculares de Educação Infantil: para retomar o debate. Revista Pró-posições. v. 13, n. 2, mai/ago. 2002. Disponível em: http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/edicoes/texto373.html. Acesso em: 30 jan. 2017.

KUHLMANN JR. M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre-RS: Mediação, 2007.

LEITÃO, S.; LEITE. L. B-. Argumentação na linguagem infantil: algumas abordagens. In: DEL RÉ, A. (Org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto: 2010. p. 45-84.

LIBERALI, F.C. Atividade social nas aulas de Língua Estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.

______. Argumentação em contexto escolar. Campinas-SP: Pontes, 2013.

LIBERALI, F. C. et al. Projeto DIGIT-M-BRASIL: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Revista Prolínguas. v. 10, n. 3, Nov/Dez 2015.

MAGALHÃES, M.C.C. Escolhas teórico-metodológicas em pesquisas com formação de professores: as relações colaborativos-críticas na constituição de educadores. In: MATEUS, E.; OLIVEIRA, N.B. (Org.). Estudos críticos de linguagem e formação de professores de línguas: contribuições teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 17-47.

______. A linguagem na formação de professores como profissionais reflexivos e crítico. In:______. (Orgs). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. p. 59-85.

MAGALHÃES. M.C.C. A pesquisa crítica de colaboração: construindo comunidades para aprendizagem e desenvolvimento, em projeto de formação de educadores. Projeto de pesquisa, 2015.

NEWMAN. F; HOLZMAN. L. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2014.

NININ, M. O. G. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica: uma investigação à luz da Linguística Aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos-SP: Pedro & João, 2013.

______. Padrões de colaboração e argumentação: uma perspectiva crítica para a análise do desenvolvimento de educadores. In: LIBERALI, F.C. et all (Orgs.). Argumentação em contexto escolar: relatos de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2016. p.175-204.

OLIVEIRA, Z. M. R. O trabalho do professor na Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: Biruta, 2014.

PONTECORVO, C. Interação social e construção do conhecimento: confronto de paradigmas e perspectivas de pesquisa. In______. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 45-61.

RAUPP, M. D. Concepções de formação das professoras de Educação Infantil na produção científica brasileira. In: VAZ, A. F; MONN, C. M. Educação Infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Harmonia: São Paulo, 2012. p. 139-156.

RECH, H. L. Apontamentos sobre o conceito de práxis, indústria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Disponível em: http://www.educadernos.ufc.br/Art_06.pdf. Acesso em 13. jan. 2017.

SANCHES, E. C. Creche: realidade e ambigüidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente.7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

TELES, F. P. Transformação curricular em uma escola de Educação Infantil no Piauí pelo viés da pesquisa e formação docente. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 3, p. 82–101, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3888. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3888. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua