Análise de conteúdo: proposta curricular de Santa Catarina na perspectiva da educação em direitos humanos

Autores

  • Simone Schelbauer Moreira Paes Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sabrina Moreira Paes Universidade Estadual de Campinas
  • Mirian Célia Castellain Guebert Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3956

Resumo

A Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) é documento que preza pela igualdade, o respeito às diversidades, a paz entre as nações, democratização e relevância da educação para a sociedade. A Educação na temática dos Direitos Humanos é considerada relevante e necessária nas redes de ensino. A promulgação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), por meio da Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012 organiza os processos educativos. O estado de Santa Catarina incluiu a Educação em Direitos Humanos na Proposta Curricular de 2014, sem referenciar as Diretrizes Nacionais. A ausência de tal menção definiu o objetivo deste trabalho que seria analisar de que forma a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) de 2014 contempla a Educação em Direitos Humanos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos foram baseados nos doze artigos considerados da DNEDH, sendo que nove estão contemplados na PCSC, totalizando 75% da implementação do que prevê a resolução 01/12. Contudo, a proposta está orientada por outros documentos nacionais que visam incluir uma Educação em Direitos Humanos, além de assegurar o direito de todos à educação e atender a diversidade da clientela contemporânea.

Biografia do Autor

Simone Schelbauer Moreira Paes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Bioética; Especialista em Genética para Professores de Ensino Médio; Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação; Graduada em Ciências/Licenciatura em Biologia; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética.


Sabrina Moreira Paes, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2019. Mestrado em andamento na Universidade Estadual de Campinas.

Mirian Célia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela Universidade Tuiuti do Paraná(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, processo de ensino aprendizagem, competências profissionais, inclusão escolar, formação de professores, politicas públicas direitos humanos e ação docente.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

SCHELBAUER MOREIRA PAES, S.; MOREIRA PAES, S.; CÉLIA CASTELLAIN GUEBERT, M. Análise de conteúdo: proposta curricular de Santa Catarina na perspectiva da educação em direitos humanos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 3, p. 62–81, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3956. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3956. Acesso em: 23 abr. 2024.