A PERCEPÇÃO DO DOCENTE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR

Vanessa Miranda Lidio, Maria Aparecida Bosschaerts de Camargo

Resumo


A educação inclusiva é uma realidade e constitui um desafio para o ensino
superior. Por isso, não basta adaptações na arquitetura, no material didático e na política
educativa. É necessário também que os professores sejam preparados para atender aos
alunos com necessidades especiais. Este artigo destaca a importância da capacitação de
docentes com respeito ao desenvolvimento pedagógico. O objetivo deste estudo é verificar a
percepção dos professores perante a educação inclusiva e a necessidade de capacitação
dos mesmos. A pesquisa bibliográfica destacou leis e documentos (Declaração de
Salamanca, Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Programa Educação Inclusiva) que
conduzem à valorização do treinamento e à busca de informações e recursos para o
preparo de docentes que atuam neste campo. Propõe a reflexão sobre a efetivação e
sucesso da educação inclusiva, a reorganização curricular das universidades, o incentivo
aos cursos, o aperfeiçoamento e a criação de centros de apoio. A pesquisa de campo
envolveu doze docentes que lecionam no curso de fisioterapia da Universidade Federal do
Triângulo Mineiro, submetidos a um questionário com seis perguntas abertas. A entrevista
constatou o despreparo dos docentes para trabalhar com os discentes com necessidades
especiais, confirmando a hipótese do presente estudo e destacou o interesse dos
participantes por cursos de capacitação.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Ensino superior. Capacitação de docentes.



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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.44

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