A PERCEPÇÃO DO DOCENTE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vanessa Miranda Lidio
  • Maria Aparecida Bosschaerts de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.44

Resumo

A educação inclusiva é uma realidade e constitui um desafio para o ensino
superior. Por isso, não basta adaptações na arquitetura, no material didático e na política
educativa. É necessário também que os professores sejam preparados para atender aos
alunos com necessidades especiais. Este artigo destaca a importância da capacitação de
docentes com respeito ao desenvolvimento pedagógico. O objetivo deste estudo é verificar a
percepção dos professores perante a educação inclusiva e a necessidade de capacitação
dos mesmos. A pesquisa bibliográfica destacou leis e documentos (Declaração de
Salamanca, Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Programa Educação Inclusiva) que
conduzem à valorização do treinamento e à busca de informações e recursos para o
preparo de docentes que atuam neste campo. Propõe a reflexão sobre a efetivação e
sucesso da educação inclusiva, a reorganização curricular das universidades, o incentivo
aos cursos, o aperfeiçoamento e a criação de centros de apoio. A pesquisa de campo
envolveu doze docentes que lecionam no curso de fisioterapia da Universidade Federal do
Triângulo Mineiro, submetidos a um questionário com seis perguntas abertas. A entrevista
constatou o despreparo dos docentes para trabalhar com os discentes com necessidades
especiais, confirmando a hipótese do presente estudo e destacou o interesse dos
participantes por cursos de capacitação.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Ensino superior. Capacitação de docentes.


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Publicado

2008-12-20

Como Citar

LIDIO, V. M.; CAMARGO, M. A. B. de. A PERCEPÇÃO DO DOCENTE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.18554/rt.v1i1.44. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/44. Acesso em: 28 mar. 2024.