Páginas da rede social Facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. http://orcid.org/0000-0001-8770-6177
  • Romário Estrão Pelaes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4407

Palavras-chave:

Redes Sociais. Página do Facebook. FLE. Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de potencialidades didáticas de conteúdos para o ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) em páginas da rede social Facebook. De forma mais específica, intentamos, primeiramente, mostrar um mapeamento de algumas páginas e suas conteúdos e de que maneira estes podem auxiliar no ensino de FLE. Para a fundamentação teórica são apresentados os conceitos de redes sociais, mas especificamente o facebook. Alinham-se a essa fundamentação discussões sobre concepções adotadas e explicitadas pelo Cadre Européen Commum de Référence para uma reflexão sobre as abordagens comunicativa e acional no ensino e aprendizagem do FLE. O estudo configura-se como uma investigação qualitativa observacional, do tipo netnografia (KOZINETS, 2014), sendo utilizado o recurso de captura de tela para o registro dos dados de postagens de 2 das páginas mapeadas. Com a análise das postagens e de alguns comentários, veiculados nas páginas selecionadas, foi possível constatar o potencial pedagógico dessas páginas para ensino-aprendizagem de FLE e de aspectos culturais francófonos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar

Romário Estrão Pelaes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Graduado em Letras Português - Habilitação em Língua e Literatura Francesa. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua estrangeira.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

GOMES, R.; PELAES, R. E. Páginas da rede social Facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 1, p. 93–113, 2020. DOI: 10.18554/rt.v0i0.4407. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4407. Acesso em: 19 abr. 2024.