EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Giselle Abreu de Oliveira "Universidade Federal do Triângulo Mineiro" "Universidade Federal de Uberlândia"

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.443

Resumo

O presente artigo pretende fomentar as discussões acerca das possibilidades e dos limites para a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional. A discussão têm se tornado necessária nos últimos anos, pois temos assistido ao investimento do governo em programas de integração como PROJOVEM e PROEJA, além das orientações e metas propostas em documentos do Ministério da Educação, que sinalizam para o caminho da integração. Assim, este artigo analisa, sob a ótica desses documentos e programas, a concepção de integração que vem sendo utilizada, fazendo a diferenciação necessária entre integração e simultaneidade. Por meio de um olhar que considera, ainda que brevemente, a trajetória da educação de jovens e adultos e da educação profissional, pretendemos contribuir com os estudos que analisam o tema, sem a pretensão de esgotá-lo, tendo em vista sua complexidade histórica e social.

Biografia do Autor

Giselle Abreu de Oliveira, "Universidade Federal do Triângulo Mineiro" "Universidade Federal de Uberlândia"

- Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Linha de pesquisa "Estado, Políticas e Gestão da Educação"

- Especialista em Supervisão e Inspeção, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci

- Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro

- Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Setor: Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. A. de. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i1.443. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/443. Acesso em: 19 abr. 2024.