O protagonismo de pessoas com deficiência no contexto de um evento inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4488

Palavras-chave:

Inclusão. Acessibilidade. Barreiras Físicas e Atitudinais. Registros Midiáticos

Resumo

Este trabalho discute a respeito da temática de acessibilidade em eventos, destacando a necessária quebra de barreiras e o protagonismo das pessoas com deficiência, como elementos importantes para favorecer a plena inclusão. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar barreiras físicas e atitudinais que as pessoas com deficiência poderiam enfrentar no evento “2ª Tertúlia: Nada sobre Nós Sem Nós – TNSNSN”, realizado dentro da Universidade Federal do Pampa, a partir da nossa comissão de registros midiáticos. A pesquisa é de natureza qualitativa, com o método de pesquisa de campo de caráter exploratório. Como instrumentos de pesquisa utilizamos para coleta de dados: um questionário exploratório e a observação participante através de um roteiro. A coleta de dados aconteceu no segundo semestre de 2019. Com os resultados pudemos observar que durante o evento foi feito o que estava ao alcance da organização para que se tivesse um olhar inclusivo para as pessoas com deficiência, contudo ainda assim existem barreiras tanto físicas e atitudinais que precisam ser superadas para que se possa efetivamente garantir a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços de convívio social, dentre eles em eventos. 

Biografia do Autor

Éverton Fernandes Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atuante no desenvolvimento de pesquisas com enfoque CTS, Ensino-aprendizagem em Ciências, Metodologias Ativas e Educação Ambiental.

Anna Claudia Sieverding Fabiano, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Anna Claudia é estudante do Mestrado acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Bagé. É formada em Letras – Inglês e suas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou como professora de Inglês durante 6 anos em escola de idiomas. Tem especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Uninter. Atualmente trabalha como secretária executiva na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Santana do Livramento.

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente de componentes curriculares da área da Educação. Líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membro do Grupo de Estudos em Educação, Histórias e Narrativas (GEEHN) e do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Coordenadora do Programa Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa e Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA. Doutora em Educação, na linha de Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2008). Possui mestrado em Educação (10/2007) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui duas especializações relacionadas com a formação de professores na modalidade de Educação Especial, realizadas na Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2000). Foi orientadora educacional e professora efetiva da rede Municipal e estadual de Ensino de Bagé/RS. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas.

Francéli Brizolla, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Sou educadora, licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) - área de política e gestão da educação - no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS). Além de realizar docência no ensino superior, atuo no campo geral da educação e especificamente na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com as seguintes temáticas: necessidades educacionais especiais, acessibilidade e inclusão na educação básica e no ensino superior, escolarização e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e políticas públicas de inclusão escolar - gestão dos sistemas e das instituições de ensino. Trabalho com formação docente nos cursos de licenciatura - formação inicial - e em cursos de formação continuada e extensão. Também atuei como Coordenadora do NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015). Atualmente, exerço docência: (1) no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE/campus Bagé, RS), assim como em Especializações com temáticas na educação, diversidade cultural e formação de educadores e (2) na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (Matinhos, PR), com atuação na área da Educação Inclusiva. Também integro a equipe SEPOL - Setor de Políticas Afirmativas do Setor Litoral, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Líder do Grupo INCLUSIVE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior, que atua com estudos e pesquisas na área da diversidade e inclusão e acessibilidade pedagógica na perspectiva da Educação para Todos. Resido em Matinhos, no Litoral do Paraná. Sou mãe de Giovana, João e Mariah Flor!

Referências

ALBUQUERQUE, F.; GALIAZZI, M. do C. A formação do professor em Rodas de Formação, R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 92, n. 231, p. 386-398, maio/ago. 2011.

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 5ª ed. Porto alegre: Mediação, 2006.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 5. ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2007.

FIGUEIRA, E. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz Editorial, 2008.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo:Atlas;1999

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, v. 4, São Paulo, 2007

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, Stuart (org). Representation: Cultural representations and signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997, p 01-30.

LANNA JUNIOR, M. C. M. (Comp.). História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MACEDO, C. M. S. de. Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina.

MANUAL DA MÍDIA LEGAL. Comunicadores pela inclusão. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

MICHELS, M. H. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 33 set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a03v1133.pdf. Acesso em: 08 de outubro 2019.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Assembléia Geral das Nações Unidas, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Assembléia Geral das Nações Unidas, 1948.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP:

Pontes Editores, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Memorial da Inclusão. 30 anos do AIPD: ano internacional das pessoas deficientes 1981-2011. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

SASSAKI, R. K. Inclusão, Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, A. F. L. Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência. Psicologia 104 & Sociedade. [online]. V. 23, n.3, p. 616-624, 2011.

TAVARES, F. S.S. Educação Não Inclusiva: a trajetória das barreiras atitudinais nas dissertações de educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPE). 2012. 595f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2012.

UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

MACHADO, Éverton F.; FABIANO, A. C. S.; MARTINS, C. da S. L.; BRIZOLLA, F. O protagonismo de pessoas com deficiência no contexto de um evento inclusivo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 56–75, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4488. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4488. Acesso em: 25 abr. 2024.