Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos – problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 – 2015)

Autores

  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0002-2661-1235
  • Maria Helena da Silva Carneiro Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4711

Palavras-chave:

Educação em Ciências. EJA. Estado da Arte.

Resumo

Este estudo é um Estado da Arte que analisa artigos (28), dissertações (54) e teses (2) sobre o ensino de biologia na educação de jovens e adultos (EJA) e caracteriza essa produção a partir da seguinte questão: O problema e foco temático são determinações da atividade científica, portanto, quais são os traços estilísticos que caracterizam a produção científica sobre o ensino de biologia na EJA? Categorias da epistemologia fleckiana (Estilo de Pensamento; Círculo Esotérico e Exotérico) fundamentam as análises e indicam destaque para o foco temático Ensino (70,3%), atividades do CExo (leigos formados). Os mestrados profissionais foram determinantes para a centralidade dada ao foco em seus aspectos metodológicos. O estudo aponta a necessidade do Coletivo de Pesquisadores Educação em Ciências (CPEC) considerar: i) aspectos político-pedagógicos do projeto formativo institucionalizado para o mestrado/doutorado profissional; ii) ampliação de pesquisas sobre as atividades do CExo dos leigos (educandos da EJA); iii) desenvolvimento de pesquisas sobre a atividade do CEso (especialistas) que se ocupam de investigações sobre ensino de física e química na EJA; iv) necessidade de o CPEC discutir as contribuições de artigos (Relato de Experiência) para o desenvolvimento do EP Educação em Ciências.

Biografia do Autor

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências

Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação. É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repesando a formação de professores ciências e biologia; membro do grupo de Estudos e Pesquisas TRABEDUC (Trabalho Docente e Educação Escolar) e é membro da Coordenação Colegiada do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem do conhecimento científico (biológico), formação de professores de ciências/biologia e educação de jovens e adultos.

Maria Helena da Silva Carneiro, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Possui mestrado em Ecologia Humana - Université Paris Descartes (1978), mestrado em Didática das Disciplinas - Biologia pela Universidade Paris VII (1981) e doutorado em Didática das disciplinas: Biologia - Paris VII - Reconhecido para fins de concurso: UFSC-1993 (1992). Atualmente é professor Associado III Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de conceitos científicos, ensino de ciências, ensino de biologia, imagens e ensino de ciências, livro didático e aprendizagem e divulgação do conhecimento científico.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

PARANHOS, R. de D.; CARNEIRO, M. H. da S. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos – problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 – 2015). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 3–23, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4711. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4711. Acesso em: 25 abr. 2024.