Direito e interdisciplinaridade: as mudanças necessárias na prática educativa na sociedade de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4776

Palavras-chave:

Sociedade de Risco. Prática educativa. Interdisciplinar.

Resumo

O advento da sociedade industrial e a expansão do modo de produção capitalista, baseados na apropriação da natureza e do trabalho, acabaram por encaminhar a humanidade para a sociedade de risco. Diante do contexto histórico de surgimento do modo de produção capitalista e da consolidação dos Estados nacionais, o Estado revela-se um agente essencial para a continuidade do desenvolvimento do sistema capitalista. Como base da estrutura de organização e funcionamento do Estado, o direito também está incluído no conjunto de elementos mantenedores da construção do risco. No entanto, diante deste cenário irrefutável, como a prática educativa da ciência do direito tem se comportado e reproduzido diante da crise socioambiental? O objetivo deste trabalho é analisar a necessidade de uma prática educativa interdisciplinar do Direito Socioambiental em face da sociedade de risco e da crise ecológica. Como metodologia, faz-se uso da combinação dos métodos de abordagem dialético e indutivo, dos métodos de procedimento monográfico e comparativo, e das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que as modificações necessárias no Direito perpassam, necessariamente, pelo diálogo com outras disciplinas e devem abarcar também a prática educativa no seu ensino.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre e doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Amanda Ferraz da Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda e Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi bolsista de extensão no país nível C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). É bolsista de fomento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. M.; DA SILVEIRA, A. F. Direito e interdisciplinaridade: as mudanças necessárias na prática educativa na sociedade de risco. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 130–146, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4776. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4776. Acesso em: 16 abr. 2024.