O CURRÍCULO E PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS UFTM DE TRÊS ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Walêska Dayse Dias de Souza

Resumo


O presente artigo apresenta elementos do currículo que integra o Projeto
Pedagógico do Curso de Letras UFTM,  inicialmente elaborado para ter duração  de três
anos, a partir das teorias críticas e pós críticas do currículo discutidas por Silva (1999).  Para
isso retoma alguns momentos significativos da história do curso com o objetivo de
contextualizá-los e mostrar como essas experiências ajudam a construir a identidade do
curso a partir da subjetividade dos participantes do processo.  Conta, com documentos do
Curso de Letras,  como foi apresentada a versão inicial do projeto  e o processo de
reestruturação desencadeado desde então. Como desdobramento do artigo,  também
organiza algumas reflexões sobre o tema práticas de ensino, utilizando, para isso, a
legislação existente e alguns fragmentos do projeto. As práticas de ensino são discutidas,
conforme os documentos analisados, em diferentes dimensões. Com este estudo, objetiva-
se contribuir com as discussões que se desenvolvem a partir do   Projeto Pedagógico do
Curso de Letras UFTM, tendo em vista  a sua necessidade de avaliação e acompanhamento
permanente, além de sua adequação para o currículo de quatro anos que é proposto para
as turmas que iniciaram em 2007.

Palavras-chave: Currículo.  Projeto pedagógico. Práticas de ensino.



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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.48

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