PRÁTICAS CULTURAIS DE PUÉRPERAS NO ALEITAMENTO MATERNO: PROBLEMAS MAMÁRIOS

Autores

  • Stefanie Koch da Rocha
  • Ana Paula Xavier Ravelli Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.495

Resumo

Este estudo objetivou identificar as práticas culturais utilizadas por puérperas atendidas pelo projeto CPE frente aos problemas mamários no decorrer do aleitamento materno. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada em uma maternidade na cidade de Ponta Grossa. Coleta de dados ocorreu por entrevista semi-estruturada e após realizou-se a transcrição e análise de conteúdo das falas, onde surgiram as categorias norteadoras. Foram descritas práticas culturais relacionadas aos traumas mamilares, ingurgitamento mamário, mamilos invertidos, assim como práticas realizadas para aumentar a quantidade de leite produzida, demonstrando assim a significativa influência que o meio sócio-cultural desenvolve no cuidado cotidiano da puérpera frente aos cuidados com a mama. Conclui-se assim que é necessário que o enfermeiro saiba reconhecer a influencia das praticas culturais no manejo dos problemas mamários, orientando de forma a unir os conhecimentos científicos aos saberes populares, para que a puérpera saiba reconhecer as práticas que podem contribuir negativamente em sua saúde. Além disso, é importante superar a visão da amamentação como dever materno determinado pela biologia feminina, cabendo ao enfermeiro oferecer suporte tanto ao problema das mamas, como emocional, diminuindo a ansiedade e medo.

Biografia do Autor

Stefanie Koch da Rocha

Enfermeira Residente pela Residência Multiprofissional no Programa Saúde da Mulher, Hospital de Clínicas- Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR)

Ana Paula Xavier Ravelli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenadora do  Consulta Puerperal de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

ROCHA, S. K. da; RAVELLI, A. P. X. PRÁTICAS CULTURAIS DE PUÉRPERAS NO ALEITAMENTO MATERNO: PROBLEMAS MAMÁRIOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.495. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/495. Acesso em: 28 mar. 2024.