DANÇA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CENA

Autores

  • Deizi Domingues da Rocha Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Neusa Dendena Kleinubing Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.500

Resumo

Este texto apresenta resultados de intervenções a partir do projeto de extensão Contradança da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó/SC, que teve como objetivo, em 2011, promover junto aos professores do ensino especializado e da rede pública estadual de ensino, espaços de vivências e discussões sobre a dança, refletindo sua contribuindo no processo de formação humana e de (re)conhecimento da diversidade. O estudo se desenvolveu a partir dos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007). As ações ocorreram no período de maio a outubro de 2011, envolvendo cinco instituições, sendo três no âmbito do ensino especializado para o trabalho com pessoas com deficiência e duas escolas da rede estadual de ensino. A análise ora apresentada decorre da análise do questionário com perguntas abertas, respondidas pelas professoras participantes das oficinas de dança. Os dados sinalizam que as oficinas contribuíram para a construção de um novo olhar para o corpo diferente e para a dança que esses corpos realizam e que esta prática pode ser compreendida como capaz de nos sensibilizar para a beleza de todos os corpos, nas suas singularidades e potencialidades. 

Biografia do Autor

Deizi Domingues da Rocha, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação, professora do curso de Educação Física da Unochapecó.

Neusa Dendena Kleinubing, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do curso de Educação Física da Unochapecó. 

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

ROCHA, D. D. da; KLEINUBING, N. D. DANÇA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CENA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.500. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/500. Acesso em: 28 mar. 2024.