DESENVOLVIMENTO DE KITS DIDÁTICOS E CURSOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DA METODOLOGIA QUE PODE SER EMPREGADA EM PROJETOS DE EXTENSÃO

Autores

  • Luis Fernando Freire Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gabriela Lígia Reis Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mateus Porreca Tavares Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cássio Nascimento Lopes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eduardo Bento Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Márcio Falcão Santos Barroso Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.505

Resumo

A robótica tem se mostrado uma excelente ferramenta de apoio ao ensino fundamental e médio. A aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, a motivação dos alunos, a busca por novos conhecimentos, o trabalho em equipe e o desenvolvimento do raciocínio lógico são alguns dos benefícios proporcionados por trabalhos nesta área. Entretanto, a robótica educacional ainda não consegue atingir grande parte dos estudantes, sobretudo na rede pública de ensino. Isso se deve a dois fatores principais: o custo elevado dos kits e materiais necessários para a realização das aulas e a falta de capacitação dos professores. Neste sentido, este artigo apresenta os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Cibernética e Sistemas Robóticos (CyRoS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) voltados para a robótica educacional no ensino fundamental, médio e na educação especial. Estes trabalhos têm como foco o desenvolvimento de kits didáticos de baixo custo, a realização de cursos para os professores e a elaboração de materiais didáticos, como apostilas e vídeo aulas que possam ser utilizados como base para a ampliação e a continuação dos projetos no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Luis Fernando Freire Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Luis Fernando Freire de Souza é graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Gabriela Lígia Reis, Universidade Federal de São João del-Rei

Gabriela Lígia Reis é mestranda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Mateus Porreca Tavares, Universidade Federal de São João del-Rei

Mateus Porreca Tavares é graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Cássio Nascimento Lopes, Universidade Federal de São João del-Rei

Cássio do Nascimento Lopes é graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Eduardo Bento Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA. Atualmente é professor assistente doDepartamento de Engenharia Elétrica da UFSJ.

Márcio Falcão Santos Barroso, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

SOUZA, L. F. F.; REIS, G. L.; TAVARES, M. P.; LOPES, C. N.; PEREIRA, E. B.; BARROSO, M. F. S. DESENVOLVIMENTO DE KITS DIDÁTICOS E CURSOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DA METODOLOGIA QUE PODE SER EMPREGADA EM PROJETOS DE EXTENSÃO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.505. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/505. Acesso em: 16 abr. 2024.