A apreensão originária da vivência da consciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5057

Palavras-chave:

Apreensão originária. Vivência. Consciência.

Resumo

Neste artigo, pretendo esboçar o itinerário do fundamento fenomenológico em torno da apreensão originária da vivência da consciência. Pretendo ainda, com alguns exemplos do próprio Husserl, esclarecer alguns conceitos da fenomenologia como “vivido”, “vivido de percepção”, “vivido de consciência”, “vivência”, “mundo da vida”, etc. O nosso objetivo é tentar delinear como Husserl via a “consciência”, alertando, para os leitores leigos, sobre a crítica ardorosa contra qualquer posição cognitivista que via a consciência como meramente uma “coisa”, um dado empírico verificável. Husserl, ao contrário, vê a “consciência” como um “fenômeno”, ou seja, como um dado originário da experiência. Veremos, nas linhas subsequentes, que o conceito de “consciência” husserliano advém, sobretudo, do “vivenciamento” da experiência e das vivências brotadas desta relação.


Biografia do Autor

Caio César Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BELLO, A. A. O sentido das coisas: por um realismo fenomenológico. Tradução de José J. Queiroz. São Paulo: Paulus, 2019.

CERBONE, D. R. Fenomenologia. Tradução de Caesar Souza. Petrópolis: Vozes, 2014.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

MERLEAU-PONTY, M. A união da alma e do corpo em Malebranche, Biran e Bergson. Tradução de Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

STEIN, E. Mundo vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

SANTOS, C. C. C. A apreensão originária da vivência da consciência. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 111–125, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.5057. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5057. Acesso em: 23 abr. 2024.