Desafios dos estagiários em Educação Física na elaboração do plano de ensino e de aula

Autores

  • Jayane Mara Rosendo Lopes Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Francisca Feitosa Silva Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Estadual do Ceará (URCE)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5059

Palavras-chave:

Estágio Curricular, Formação inicial, Docente.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular desafiador na formação inicial de professores, sendo o planejamento docente uma ação imprescindível para qualidade das atividades desenvolvidas pelos estagiários. Destarte, o estudo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física na elaboração do plano de ensino e plano de aula. É um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa com temporalidade transversal. Participaram 55 (23,22±3,87) acadêmicos regularmente matriculados no curso de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Estado do Ceará, os quais no momento da coleta estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular III (Ensino Fundamental – anos finais) e ECS IV (Ensino Médio). Evidenciamos que na elaboração do plano de ensino a maioria dos estudantes apresenta maior dificuldade (desafiado a muito difícil) na construção da justificativa, objetivo geral, metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem. Já na elaboração do plano de aula, esse mesmo resultado ocorre quando no delineamento dos objetivos específicos e critérios de avaliação.

Biografia do Autor

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas. Graduada em Educação Física e em Pedagogia. Membro da Célula de Avaliação Institucional na Secretaria Municipal de Educação e Professora na Rede Pública Municipal de Canindé.

Francisca Feitosa Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (URCE)

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Eatadual do Ceará (UECE/PPGE). Graduação em Educação Física e Pedagogia. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NEPEFE-URCA)

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Publicado

2020-11-06