ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE TÉCNICO EM QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG

Autores

  • Gabriel Dias dos Reis Bolsista PIBEX-UFSJ, Univesidade Federal de São João del Rei, Campus de Sete Laas
  • Christiano Vieira Pires Professor da Universidade Federal de São João del Rei, Campus de Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.506

Resumo

A ciência e tecnologia de alimentos tem se desenvolvido como uma importante ciência aplicada e inclui o estudo das características químicas, físicas e biológicas dos alimentos, além dos processos de seleção da matéria-prima, processamento, conservação e distribuição. A industrialização de alimentos pode contribuir consideravelmente na melhoria da dieta de um país e no estado nutricional de seus habitantes. Porém, o alimento disponibilizado para venda no mercado deve apresentar características adequadas para o consumo de modo a garantir a segurança alimentar. Essa segurança está baseada nos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos e apresenta diversos parâmetros para verificação da qualidade. Dentre os parâmetros avaliados na qualidade de alimento processados temos as características físico-químicas que incluem a composição centesimal de alimentos. O presente trabalho teve como principal objetivo capacitar estudantes técnicos em química do município de Sete Lagoas na realização de análises físico-químicas de alimentos, através de aulas realizadas na Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas. Foram obtidos resultados que expressam um bom desenvolvimento dos estudantes envolvidos nas atividades, o que contribui para o aumento de mão de obra qualificada a ser absorvida pelas indústrias de alimentos da região de Sete Lagoas.

Biografia do Autor

Gabriel Dias dos Reis, Bolsista PIBEX-UFSJ, Univesidade Federal de São João del Rei, Campus de Sete Laas

Estudante do Curso de Engenharia de Alimentos

Christiano Vieira Pires, Professor da Universidade Federal de São João del Rei, Campus de Sete Lagoas

Professor do Curso de Engenharia de Alimentos da UFSJ

Área de Análise de Alimentos

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

DOS REIS, G. D.; PIRES, C. V. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE TÉCNICO EM QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.506. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/506. Acesso em: 29 mar. 2024.