ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE TÉCNICO EM QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG

Gabriel Dias dos Reis, Christiano Vieira Pires

Resumo


A ciência e tecnologia de alimentos tem se desenvolvido como uma importante ciência aplicada e inclui o estudo das características químicas, físicas e biológicas dos alimentos, além dos processos de seleção da matéria-prima, processamento, conservação e distribuição. A industrialização de alimentos pode contribuir consideravelmente na melhoria da dieta de um país e no estado nutricional de seus habitantes. Porém, o alimento disponibilizado para venda no mercado deve apresentar características adequadas para o consumo de modo a garantir a segurança alimentar. Essa segurança está baseada nos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos e apresenta diversos parâmetros para verificação da qualidade. Dentre os parâmetros avaliados na qualidade de alimento processados temos as características físico-químicas que incluem a composição centesimal de alimentos. O presente trabalho teve como principal objetivo capacitar estudantes técnicos em química do município de Sete Lagoas na realização de análises físico-químicas de alimentos, através de aulas realizadas na Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas. Foram obtidos resultados que expressam um bom desenvolvimento dos estudantes envolvidos nas atividades, o que contribui para o aumento de mão de obra qualificada a ser absorvida pelas indústrias de alimentos da região de Sete Lagoas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.506

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.