Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5073

Palavras-chave:

Inclusão no Ensino Superior. Alunos com Deficiência. Políticas Educacionais. Cursos de Graduação.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de políticas públicas educacionais e ações institucionais voltadas para a inclusão de alunos com deficiência no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba-MG. Objetiva fomentar a compreensão acerca do processo de inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) para acesso e permanência com qualidade no ensino superior, visando ao sucesso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza fontes de caráter bibliográfico e documental e apresenta ações institucionais voltadas para a assistência estudantil e o atendimento dos alunos com deficiência. Os resultados da investigação apontam que a UFTM, apesar de todos os avanços na busca de condições adequadas para o desenvolvimento integral dos diferentes acadêmicos, dentre eles os alunos com deficiência, necessita que sejam ampliados os seus recursos, sendo eles de natureza humana, orçamentária, físico-estruturais, tecnológica, formativa e pedagógica. Pretende-se que este estudo contribua para reflexões e discussões sobre a importância de se universalizar, para os estudantes com deficiência, o acesso ao ensino de qualidade, via práticas educativas que respeitem a diversidade humana em todos os seus aspectos.        

Biografia do Autor

Camila Cunha Oliveira Giordani, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba-MG. Desenvolve atividades relacionadas à assessoria pedagógica na Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico da Pró-reitoria de Ensino. Possui trabalhos nas áreas de História do Livro e da Leitura, Letramento e Alfabetização, História da Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Médio Integrado.

Liliane Carla Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Enfermagem, bacharelado/licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2005-2010). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (2013-2014). Pedagoga pela Universidade de Uberaba (Uniube). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Eliana Helena Correa Neves Salge, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia e habilitação em Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Administração Escolar; Curso de Extensão em Educação Infantil; Pós- Graduação/ Especialização em Metodologia e em Didática do Ensino; Pós- Graduação/ Especialização em Educação Especial. Experiência Profissional na Educação Básica e no Ensino Superior Atualmente é Pedagoga da UFTM e exerce a função de Diretora da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DATP) da Pró-Reitoria de Ensino da UFTM (PROENS), na qual é gestora dos assessoramentos voltados para a área pedagógica e legislação educacional.

Giselle Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutoranda em Educação (Linha de História e Historiografia da Educação) pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba-MG, onde desenvolve atividades relacionadas à assessoria pedagógica aos cursos de graduação.

Diego de Morais Batista, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Uberaba(2008), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica em Letras - Língua Portuguêsa pelo Claretiano Centro Universitário(2015), especialização em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdade Internacional Signorelli(2013) e mestrado-profissionalizante em Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro(2018). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:Acessibilidade, Discentes, Inclusão, Universidade, Tutoria Inclusiva. 

Referências

BATISTA, D. de M. Avaliação técnica do trabalho desenvolvido no setor de acessibilidade, da assistência estudantil, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: estudo de caso. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Decreto n.º 6.096/2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Sinopse da educação superior. 2007b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso: 28 out. 2020.

BRASIL. Decreto n.º 7.234, de 19 de julho de 2010. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFTM: PDI 2012/2016. Uberaba, MG: UFTM, 2012. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proplan/planejamento-e-desenvolvimento/planejamento-estrategico/pdi/pdi. Acesso em: 15 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Estatuto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Uberaba, MG: UFTM, 2013.

Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proplan/regulamentacao-e-normatizacao/estatuto. Acesso em: 15 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Pró-Reitoria de Planejamento. Regimento Interno da PROACE. Uberaba, MG: UFTM, 2016. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proace/legislacao Acesso em: 18 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Minuta do Projeto Pedagógico Institucional da UFTM: PPI 2020/2024. Uberaba, MG: UFTM, 2020a.Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proens/apoio-tecnico-pedagogico/comite-de-reestruturacao-do-ppi. Acesso em: 20 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Guia para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFTM. Uberaba, MG: UFTM, 2020b. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proens/apoio-tecnico-pedagogico/formularios-e-orientacoes. Acesso em: 24 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

GIORDANI, C. C. O.; CAMPOS, L. C.; NEVES SALGE, E. H. C.; DE OLIVEIRA, G. A.; BATISTA, D. de M. Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 143–163, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.5073. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5073. Acesso em: 28 mar. 2024.