Implicações do REUNI no trabalho docente: percepção dos professores de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) entre 2009 e 2016

Autores

  • Viviane Rocha Meirelles Guarato Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Sálua Cecílio Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Uberaba - Uniube http://orcid.org/0000-0001-6035-1636

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5108

Resumo

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, cuja finalidade primeira foi o aumento do número de vagas, matrículas e índices de conclusão de cursos de graduação presenciais entre outras, foi uma política pública de grande relevância para o Brasil. O objetivo deste artigo é divulgar uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender as implicações do REUNI no trabalho docente, por meio da percepção de professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM de 2009 a 2016. A metodologia de abordagem qualitativa com informações discutidas pelo método da análise de conteúdo, teve como participantes professores das licenciaturas e compreendeu pesquisa bibliográfica e de campo – entrevista semiestruturada. Entre as principais implicações percebidas estão a intensificação do trabalho docente devido às atividades gestoras, alcance de metas de produções científicas, entre outras que se somam ao eixo principal integrado pelo ensino e a pesquisa contribuindo para uma evidente sobrecarga. Diante do exposto, infere-se que as IFES necessitam planejar melhor as atividades dos professores, para não os sobrecarregar e afetar seu desempenho e realização profissional.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

GUARATO, V. R. M.; CECÍLIO, S. Implicações do REUNI no trabalho docente: percepção dos professores de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) entre 2009 e 2016. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 190–213, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.5108. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5108. Acesso em: 25 abr. 2024.