JUVENTUDE, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CIBERESPAÇO: ALGUMAS POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Shirlei Sales Rezende Rezende Sales, Aline Gonçalves Ferreira, Francielle Alves Vargas

Resumo


Com o advento da internet, da hiperconectividade e das múltiplas possibilidades de aprendizagem, a escola também se encontra imersa na cibercultura. Novas relações emergem deste processo evidenciando outras formas de lidar com as questões de gênero e sexualidades. Essa temática é alvo do debate promovido pela comunidade virtual Sexualidade para garot@s do Portal EMdiálogo [www.emdialogo.uff.br], o qual consiste em uma ação de extensão universitária que congrega nove universidades públicas brasileiras. Essa rede social de diálogo é voltada para estudantes do ensino médio público e utiliza uma interface amigável ao universo cultural juvenil com linguagens e temáticas que também abarcam este universo. No caso da comunidade sobre as relações de gênero e sexualidades, o objetivo é proporcionar o diálogo entre os/as jovens tornando-os/as protagonistas nesse ambiente virtual. Este trabalho argumenta que a comunidade virtual Sexualidade para garot@s consiste em uma possibilidade de espaço formativo para a juventude ao problematizar as configurações sociais vigentes, por meio da contestação dos padrões estabelecidos, da heteronormatividade, e das relações desiguais entre homens e mulheres. O debate traz à tona questões que têm efeitos diretos nas escolas de ensino médio, habitadas pela juventude.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.514

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.