JUVENTUDE, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CIBERESPAÇO: ALGUMAS POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Shirlei Sales Rezende Rezende Sales FaE/UFMG
  • Aline Gonçalves Ferreira FaE/UFMG
  • Francielle Alves Vargas FaE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.514

Resumo

Com o advento da internet, da hiperconectividade e das múltiplas possibilidades de aprendizagem, a escola também se encontra imersa na cibercultura. Novas relações emergem deste processo evidenciando outras formas de lidar com as questões de gênero e sexualidades. Essa temática é alvo do debate promovido pela comunidade virtual Sexualidade para garot@s do Portal EMdiálogo [www.emdialogo.uff.br], o qual consiste em uma ação de extensão universitária que congrega nove universidades públicas brasileiras. Essa rede social de diálogo é voltada para estudantes do ensino médio público e utiliza uma interface amigável ao universo cultural juvenil com linguagens e temáticas que também abarcam este universo. No caso da comunidade sobre as relações de gênero e sexualidades, o objetivo é proporcionar o diálogo entre os/as jovens tornando-os/as protagonistas nesse ambiente virtual. Este trabalho argumenta que a comunidade virtual Sexualidade para garot@s consiste em uma possibilidade de espaço formativo para a juventude ao problematizar as configurações sociais vigentes, por meio da contestação dos padrões estabelecidos, da heteronormatividade, e das relações desiguais entre homens e mulheres. O debate traz à tona questões que têm efeitos diretos nas escolas de ensino médio, habitadas pela juventude.

Biografia do Autor

Shirlei Sales Rezende Rezende Sales, FaE/UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, pertencente ao Departamento de Administração Escolar (DAE) e dos grupos de pesquisa GECC e Observatório da juventude. Coordenadora do Portal EMdiálogo - equipe UFMG.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

REZENDE SALES, S. S. R.; FERREIRA, A. G.; VARGAS, F. A. JUVENTUDE, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CIBERESPAÇO: ALGUMAS POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.514. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/514. Acesso em: 20 abr. 2024.