AÇÕES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE EM UMA COMUNIDADE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Autores

  • Bianca Mayara Kotviski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Matias Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Juliana Maria Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bruna Mariana Tartari de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Joicy Carraro Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rosilda Aparecida Kovaliczn Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.517

Resumo

Considerando-se os catadores de materiais recicláveis como um grupo socialmente vulnerável e ainda frente à escassez de ações a eles direcionadas, o presente projeto teve como objetivo promover ações de educação e prevenção em saúde junto a uma população urbana de catadores de materiais recicláveis do município de Ponta Grossa/PR, constituída por 32 famílias moradoras de uma microárea de invasão. Metodologicamente as atividades foram desenvolvidas em quatro frentes de trabalho: o reconhecimento da realidade local, a hierarquização dos problemas e definição das diretrizes, a elaboração e execução da programação, e o acompanhamento e avaliação. Realizou-se: aplicação de um questionário para reconhecimento do perfil socioeconômico e de saúde da população alvo; exames parasitológicos de fezes para auxiliar na avaliação das condições de saúde; aplicação de um questionário sobre saúde bucal a fim de se obter informações a respeito da autopercepção dos pais em relação à saúde bucal dos filhos e, realização de diagnóstico de saúde bucal nas crianças para avaliação de doenças, com acompanhamento ao tratamento necessário; elaboração de materiais didático pedagógicos de ações educativo-preventivas em saúde; e, aplicação de um questionário avaliativo com a distribuição de kits para higiene pessoal, bucal e domiciliar, como estímulo para a comunidade. Percebeu-se singelas mudanças na vida dessas pessoas devido ao estímulo e sensibilização constante no que se refere às questões de saúde geral, ambiental e bucal, o que demonstra melhoras em relação às condições de higiene e saúde. 

Biografia do Autor

Bianca Mayara Kotviski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Gisele Matias, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.       

Juliana Maria Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Bruna Mariana Tartari de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Joicy Carraro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rosilda Aparecida Kovaliczn, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Farmacêutica Bioquímica. Mestre em Educação. Professor Assistente do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social. Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

KOTVISKI, B. M.; MATIAS, G.; STREMEL, J. M.; OLIVEIRA, B. M. T. de; CARRARO, J.; KOVALICZN, R. A.; FADEL, C. B. AÇÕES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE EM UMA COMUNIDADE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.517. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/517. Acesso em: 19 abr. 2024.