ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Sandro Rogério Vargas Ustra Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). http://orcid.org/0000-0003-3686-8664
  • Mara Kessler Ustra Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) http://orcid.org/0000-0001-8389-609X

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5211

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Pensamento algébrico, Função linear.

Resumo

Discutimos resultados da análise de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em uma disciplina de Introdução ao Cálculo no curso de Sistemas de Informação. Utilizando dados sobre consumo versus velocidade de diferentes automóveis, acompanhamos a resolução de questões de interpolação e extrapolação em sala de aula, visando compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Considerando uma abordagem qualitativa, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, caracterizamos as alternativas utilizadas para resolução do problema, as dificuldades em estabelecer uma análise qualitativa da situação e empregar recursos matemáticos associados à interpretação gráfica e ao raciocínio algébrico. Os resultados indicam a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes, tanto como fontes de dificuldades quanto de motivação para o aprendizado. Destacamos a necessidade de aprofundar a compreensão quanto à relação destas dificuldades com obstáculos pedagógicos e ao desenvolvimento do pensamento algébrico.

Biografia do Autor

Sandro Rogério Vargas Ustra, Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Mara Kessler Ustra, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Licenciada em Matemática (URI), Mestre (URI) e Doutora (URI) em Engenharia de Alimentos, professora da Unidade Ituiutaba da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

USTRA, S. R. V.; KESSLER USTRA, M. ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 92–107, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5211. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5211. Acesso em: 25 abr. 2024.