DIGNIFICAR A VIDA PELA ÉTICA DO CUIDADO: COMPROMISSO DO SER HUMANO

Autores

  • Ilíria François Wahlbrinck Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.532

Resumo

A ação extensionista Vida: questão ética e de cuidado objetiva difundir a Ética do Cuidado como fator de princípio rumo à sustentabilidade da vida digna no planeta, auxiliando no cuidado à vida de forma integral e integrada. Apoiada numa visão sistêmica, compreende o mundo e o conviver em termos de relações e integração utilizando, em seu desenvolvimento, o método dialético. Fundamentado no pensamento de Heidegger, Freire e Dussel, defende dar-se a cura por uma ética baseada em princípios universais que não podem ser negados, negligenciados, olvidados ou negociados: vida digna, liberdade e justiça. Implica em um ethos compreendido como jeito, modo, forma de ser e de (com)viver. Estimula uma atitude prática de apoiar/criar atos conducentes à autonomia do ser numa relacionalidade saudável com o meio em que vive e com o outro ser sob a perspectiva do Cuidado. Cuidar não é apenas ver e ouvir o outro, mas ajudar a promovê-lo em seu modo de ser para que tenha dignidade de vida e no (com)viver. A necessidade da (re)vitalização  do Cuidado como saber e fazer e da ética como Ética do Cuidado é imperativo para a consciência sobre a humaneidade do ser humano. As ações desenvolvidas visam fortalecer a extensão como elo que liga universidade e comunidade procurando dinamizar o processo ensino-pesquisa-extensão e divulgar que a URI, como universidade, encontra-se comprometida com uma causa que visa dignificar a existência do ser humano pelo Cuidado assumido como ethos

Biografia do Autor

Ilíria François Wahlbrinck, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora de Filosofia e de música instrumental. Atua na área da educação desenvolvendo a temática da Ética do Cuidado.

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

WAHLBRINCK, I. F. DIGNIFICAR A VIDA PELA ÉTICA DO CUIDADO: COMPROMISSO DO SER HUMANO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i1.532. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/532. Acesso em: 24 abr. 2024.