O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5342

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado. Artes. Formação Docente. Educação do Campo

Resumo

A pesquisa aborda o estágio curricular supervisionado como componente do processo de formação docente em uma Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Este estudo é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e se caracteriza como um estudo de caso. Tem como objetivo principal compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente para o meio rural. O estágio proporciona experiências interessantes entre estagiários e docentes, fazendo com que eles possam pensar em metodologias inovadoras para o ensino de arte, principalmente em escolas do campo. Além disso, o estágio é um espaço de formação que deve contribuir de maneira significativa para uma atuação mais crítica, formativa e emancipadora do professor. Dessa forma, o estágio revela-se como aspecto importante na/para a formação do futuro educador e educadora do campo. O estudo pode contribuir para ampliar o debate acerca das diversas dimensões do estágio voltado para o exercício docente no meio rural em diferentes contextos, uma vez que o curso analisado é a primeira licenciatura a formar professores habilitados para trabalhar artes nas escolas de Educação Básica localizadas em comunidades rurais no Brasil.

Biografia do Autor

Claudimara Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora da UFT.

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (IARTES/UFU).

Juliane Gomes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestra em Educação pela UFT. Graduada em Pedagogia pela UFT. Professora da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

RODRIGUES GOMES, C.; DE ARAUJO, G. C.; GOMES DE SOUSA, J. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 38–56, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5342. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5342. Acesso em: 20 abr. 2024.