PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5556

Palavras-chave:

Inovação. Ensino Híbrido. Transformação.

Resumo

As práticas pedagógicas estão em constante transformação e são uma forma de modificar diversos cenários sociais e culturais, pois atinge mais do que a relação professor aluno, perpassa os muros escolares e desencadeia atitudes positivas das comunidades que esses docentes e discentes convivem. Considerando ser fundamental a capacitação dos docentes, desenvolvemo-la com os professores do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima, de Herval d’Oeste. Tal capacitação prioriza os temas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido (EH) os quais proporcionam uma visão inovadora, transformadora e moderna. Frente a atual situação de pandemia mundial, devido ao vírus COVID-19, termos novos foram apresentados e outros resgatados, pois diversos modelos de metodologias ativas já são pautados em muitas formações continuadas, contudo, muitas ainda não eram aplicadas, por requerer, ou, por achar-se que a tecnologia mediava e fundamentava os processos, o que na realidade não está intrinsecamente relacionada. A partir desta problemática, este artigo apresenta possíveis metodologias ativas, reflexões da formação dos acadêmicos nos cursos de licenciatura, bem como os resultados obtidos na capacitação de professores.

Biografia do Autor

Naiane de Lima Mascarelo, Unoesc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014). Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Pequeno Pensador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental I.

Simone Simioni, Unoesc

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil(2007). Professora da Prefeitura Municipal de Joaçaba , Brasil

Talita Zilio Albiero, Unoesc

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Desde o ano de 2006 é auxiliar administrativo do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA - CRCSC, exercendo a atividade na Delegacia Regional do CRCSC de Joaçaba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação Crítica Freiriana, Educação Ambiental e Ecopedagogia (Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Crítica (2020)

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

MASCARELO, N. de L.; SIMIONI, S.; ALBIERO, T. Z.; DICKMANN, I. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 1–21, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5556. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5556. Acesso em: 24 abr. 2024.