PERCEPÇÕES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ENTRE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA PARFOR E DO CURSO DE PEDAGOGIA DO UNASP CAMPUS SÃO PAULO

Autores

  • Ana Paula Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v6i2.585

Resumo

O presente trabalho apresenta questões relacionadas ao uso da tecnologia ao na vivência acadêmica e social de alunos regulares do curso de Pedagogia e do programa PARFOR. Os objetivos são: obter informações sobre hábitos que envolvem o uso de recursos tecnológicos em atividades cotidianas; identificar possíveis dificuldades e faltas que estejam impedindo que os alunos progridam academicamente, ao fazerem uso de recursos tecnológicos. O estudo empregado é do tipo transversal. A amostra foi composta por dois grupos: alunos do 5º semestre das turmas noturnas do curso de Pedagogia e do PARFOR, ambos do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Foi aplicado um questionário cujas respostas foram baseadas na escala Likert. Os dados coletados foram tabulados e consolidados em planilhas com tratamento estatístico para comparação de dois grupos, usando teste de Willcoxon, determinados por valores de p<0,05. O estudo dos dois grupos revelou que a maioria dos alunos do PARFOR não se sente alfabetizada tecnologicamente, e solicita ajuda de outras pessoas para realizar atividades virtuais, o que não acontece em grande medida com o grupo de Pedagogia. Os dois grupos assumem a necessidade de incluir a tecnologia na formação acadêmica dos alunos. Há urgência em estudar estratégias que viabilizem o fácil acesso e manuseio dos recursos tecnológicos. Assim, com alunos alfabetizados e letrados digitalmente, é possível atingir plenamente os objetivos propostos pelo curso de Pedagogia e pelo PARFOR.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Sou professora de Redação e Literatura para o Ensino Médio e Superior, formada em Letras e pós-graduada em Didática e Tecnologia do Ensino Superior.  

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

SOUZA, A. P. PERCEPÇÕES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ENTRE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA PARFOR E DO CURSO DE PEDAGOGIA DO UNASP CAMPUS SÃO PAULO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i2.585. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/585. Acesso em: 25 abr. 2024.