Currículo do curso de licenciatura em matemática e formação de professores na anped – 2005 a 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3255

Palavras-chave:

Currículo. Matemática. Formação de professores.

Resumo

Este estudo teve por objetivo levantar a produção intelectual da área da educação relacionada ao currículo do curso de Licenciatura em Matemática e formação de professores nos artigos publicados nos anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) de 2005 a 2015 nos Grupos de Trabalho: Formação de Professores, Currículo e Educação Matemática. Utilizou-se a metodologia de análise documental e determinou-se três descritores: formação de professores; matemática; e currículo. De um total de 608 trabalhos publicados, 83 foram desconsiderados por não terem os resumos disponíveis on line no ano de 2005, restando 525 artigos que desses, apenas 11 encontrou-se os três descritores. Os resultados indicam que os trabalhos envolvendo os três descritores ocupam pouco espaço nas produções encontradas na Anped Nacional. Esse fato aponta para uma possível lacuna na exploração do currículo do curso de Licenciatura em Matemática e formação de professores.

Biografia do Autor

Marina Machado, Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM

Possui graduação em Pedagogía pela Universidade de Franca (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Albert Einstein . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Cursou as disciplinas de " Metodologia de Pesquisa em Educação" e " Politicas de Avaliação, Currículo e Prática Docente" na qualidade de aluno especial do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFScar. Atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM

Roberta Costa, Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba (2000). Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professora da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais. Fez Pós-Graduação em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação em Andamento, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integrante do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que tem como líder a professora Martha Maria Prata Linhares

Martha Maria Prata Linhares, Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM

Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado- sanduiche na Universidade de Queens, Ontário, Canadá (2005/2006). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Curso de aperfeiçoamento na Faculdade de Educação, Project Zero, da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA (1999 e 2001). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 . Associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a AERA (American Educational Research Association). É membro de corpo editorial e consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2012. Regional Vice-President da América do Sul do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2013 e Pesquisadora do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) para o período 2015-2017 e 2017- 2019. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores na relação com os temas: tecnologias digitais, currículo, inovação e arte/educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. LDB, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando.Narrativas no estágio supervisionado em matemática como uma possibilidade para discussão da profissão docente. In. 37° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37, 2015, p. 1-17. Florianópolis-SC, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT19-3788.pdf>. Acesso em: 05/04/2017.

COSTA, Váldina Gonçalves da.Somos uma geração que tem sede de viver as oportunidades, mas se nós não paramos, a vida nos faz parar: A história da constituição de Ana como formadora de professores de matemática. In 33° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33, 2010, p. 1-16. Caxambu/MG, 2010. Disponível em:<http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6941--Int.pdf>. Acesso em: 05/04/2017

DIEHL, AstorAntonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Feldmann, MarinaGraziela; MASETTO, MarcosTarciso; FREITAS, Silvana Alves. Formação Inicial de Educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. In Revista e-Curriculum(PUCSP), v. 14, p. 1130-1150, 2016.

FERREIRA, Ana Cristina. A formação de professores de matemática em Minas Gerais: O caso da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Minas Gerais. In 33° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33, 2010, p. 1-16. Caxambu/MG, 2010. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6736--Int.pdf>. Acesso em: 05/04/2017.

FERREIRA, Viviane Lovatti; PASSOS, LaurizeteFerragut. O percurso histórico da metodologia do ensino de matemática no curso de Pedagogia. In 36° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36, 2013, p. 1-16. Goiânia/GO, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_2762_texto.pdf>. Acesso em: 08/04/2017.

FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).

FREITAS, Adriano Vargas. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2013.

FREITAS, Silvana Alves. Formação inicial de pedagogas(os) para a concepção e gestão do currículo. 2016. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUC-SP), São Paulo, 2016.

LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag.Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Ed. Mercado de Letras, 2010.

MASETTO, Marcos Tarciso. PBL na Educação? In: XII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Anais. Curitiba: PUC/PR 2004, p. 181-189.

MASETTO, Marcos Tarciso; ZUKOWSKI-TAVARES, Cristina. Inovação Curricular em Cursos Universitários. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares. Currículo na Contemporaneidade. Braga - Portugal, 2014.

MUNIZ, Cristiano Alberto; COSTA, Edilene Simões; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de; BACCARIN, Sandra Aparecida de Oliveira. Professora Nilza EigenheerBertoni: Sua contribuição para o desenvolvimento da educação matemática no Distrito Federal e no Brasil. In 32° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32, 2009, p. 1-15. Caxambu/MG, 2009.Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT19-5778--Int.pdf>. Acesso em: 08/04/2017.

OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa; FIORENTINI, Dario. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. 37° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37, 2015, p. 1-17. Caxambu/MG, 2015.Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT19-4183.pdf>. Acesso em: 05/04/2017

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

RESENDE, Marilene Ribeiro. Re-significando a disciplina Teoria dos Números na formação do professor de matemática na Licenciatura. 30° REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30, 2007, p. 1-17. Caxambu/MG, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT19-3302--Int.pdf>. Acesso em: 08/04/2017.

TEIXEIRA, Célia Regina. O “estado da arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do programa de pós-graduação em educação: currículo (1975-2000). Caderno de Pós-Graduação: educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

MACHADO, M.; COSTA, R.; PRATA LINHARES, M. M. Currículo do curso de licenciatura em matemática e formação de professores na anped – 2005 a 2015. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 59–73, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3255. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3255. Acesso em: 28 mar. 2024.