Subjetividades em construção: análise bakhtiniana da seção "Terapia de Grupo" (Revista Capricho”)

Autores

  • Olivaldo da Silva Marques Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1173

Resumo

Este artigo analisa as edições de 2013 da revista “Capricho” com o objetivo de discutir, sob a perspectiva dialógica bakhtiniana, a imagem de público leitor ao qual a publicação se direciona atualmente a partir das marcas presentes na materialidade do texto. Ao analisar a seção Terapia de Grupo da referida publicação a fim de discutir o papel da mídia impressa na constituição da subjetividade de seus leitores, identificou-se a ocorrência de um gênero exclusivo da Revista, que classificamos como “terapia midiática heterogênea”. Como resultado, percebeu-se que o leitor da publicação é o adolescente (13 a 17 anos) do gênero feminino; interessado por tendências em moda, estética (corporal, maquiagens, unhas, cabelos), cultura pop (música, livros, filmes, séries e celebridades em geral) brasileira, norte-americana e inglesa, principalmente; iniciante (ou já iniciado) na vida amorosa e sexual; pertencente às classes A e B. Quanto à constituição subjetiva, nota-se que, com um discurso inserido numa perspectiva capitalista selvagem de sociedade, a “Capricho” promove a construção de sujeitos também alinhados à logica desse sistema econômico: com apoio ao consumismo desenfreado, ao individualismo e à ideologia da autoajuda.

Palavras-chave: Linguagem. Sujeito. Gênero discursivo. Capricho. Capitalismo.   

 

Biografia do Autor

Olivaldo da Silva Marques Ferreira

Graduado em Letras Português, Inglês e respectivas Literaturas. Especialista em ;Estudos da Linguagem;. Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) desde maio de 2010. Aluno regular do mestrado em ;Estudos Linguísticos; na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Centro Universitário Araraquara (Uniara) no qual realiza segunda especialização em Linguística e Língua Portuguesa;.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Ferreira, O. da S. M. (2016). Subjetividades em construção: análise bakhtiniana da seção "Terapia de Grupo" (Revista Capricho”). Revista Do Sell, 5(3). https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1173

Seção

Artigos