A PRESSUPOSIÇÃO COMO ARTIFÍCIO PERSUASIVO NAS PUBLICIDADES DA TIXAN

Autores

  • Juliana Lopes Melo Ferreira Sabino PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1185

Resumo

Partindo da hipótese de que a pressuposição é explorada na produção de sentido em peças publicitárias, o presente artigo tem como objetivo analisar três publicidades da Tixan: (i) o poder da mulher de ler pensamentos; (ii) o poder da mulher de persuasão; e (iii) o poder da mulher de multiplicação, as quais serão analisadas sob a ótica da pressuposição de Ducrot, Mari e outros autores que citaremos ao longo deste estudo. A tentativa é de evidenciar em que medida as publicidades exploram a categoria da pressuposição para provocar o efeito de sentido pretendido pela empresa. Buscar-se-á, assim, apresentar a descrição das propagandas e explicar, à luz da Teoria Semântica, como o sentido é construído. 

Biografia do Autor

Juliana Lopes Melo Ferreira Sabino, PUC MINAS

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2011). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura (curso técnico) e Estudos de Linguagens I e Sociolinguística (graduação Letras) do CEFET-MG, e membro do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia (PIIM-Lab) e CAPTE – Centro de apoio a pesquisas sobre televisão (CEFET-MG). Atuou como professora de ensino superior na Fundação Helena Antipoff, nas disciplinas de Fundamentos da Linguística, Morfossintaxe, Estilística. Atualmente, leciona na UEMG nas disciplinas de Literatura Greco-latina I e II, Latim, Filologia Românica, Fundamentos da Linguística e Estilística. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MINAS (2006). Tem experiência em elaboração e execução de Projetos Pedagógicos, e na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Atua como consultora pedagógica de correção de redação de larga escala. Atualmente orienta trabalhos de final de curso de graduação em Letras. Bolsista CAPES.          

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Lopes Melo Ferreira Sabino, J. (2016). A PRESSUPOSIÇÃO COMO ARTIFÍCIO PERSUASIVO NAS PUBLICIDADES DA TIXAN. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1185