Os caminhos da liberdade na literatura de Jean-Paul Sartre

Autores

  • Thiago Henrique de Camargo Abrahão UNESP - São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1224

Resumo

No século XX, a humanidade assistiu à derrocada traumática da razão. Com a ascensão de regimes totalitários, assistiu-se a uma crise moral que perturbou as fronteiras da liberdade — e os limites da arte, o que levou artistas e intelectuais, dentre os quais Jean-Paul Sartre, a repensarem seu papel na sociedade. Como filósofo, Sartre concebeu um pensamento sobre a existência marcado pela liberdade enquanto constituinte fundamental do homem; como teórico da literatura, defendeu o engajamento como elemento fundamental para a afirmação da liberdade, apelando para que o leitor participasse da criação dos romances; como escritor, publicou contos e romances nos quais a filosofia da existência e a problematização da liberdade se encontram ao longo dos planos temático e formal das narrativas: contextualizando-as ao longo de situações-limite, a ideia de “liberdade” se encontra nos elementos composicionais das histórias e nos dilemas das personagens, livres da onisciência narratorial — o que requisita o leitor para a criação de hipóteses a respeito do que pensam (a partir de como agem) as consciências semilúcidas que interagem no universo romanesco. Nota-se, pois, uma relação entre a liberdade e a literatura (e sua recíproca influência) que objetivamos investigar.

Biografia do Autor

Thiago Henrique de Camargo Abrahão, UNESP - São José do Rio Preto

Graduado em Licenciatura com habilitação em Francês e Mestre em Letras pelo IBILCE/ UNESP (câmpus de São José do Rio Preto). Desenvolve pesquisa de Doutorado na área de Teoria da Literatura, concernente ao estudo do conceito de "liberdade" segundo a teoria literária e a produção romanesca de Jean-Paul Sartre.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Abrahão, T. H. de C. (2016). Os caminhos da liberdade na literatura de Jean-Paul Sartre. Revista Do Sell, 5(4). https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1224