“Multiletramentos na escola pública”: uma proposta de formação continuada com base na Pedagogia dos Multiletramentos

Autores

  • Cláudia Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1253

Resumo

Resumo: Neste artigo fazemos alguns apontamentos acerca do curso de extensão “Multiletramentos na Escola Pública” a fim de evidenciar algumas de suas potencialidades em relação à formação de professores do ensino fundamental na perspectiva dos multiletramentos. A discussão teórica parte dos questionamentos propostos pelo New London Group (1996) revisitados por Kalantzis e Cope (2011), sendo eles “O Porquê”, “O Quê” e “O Como” dos multiletramentos. Relacionados a eles, elencamos considerações sobre: Prática Situada, Instrução Explícita, Concepção Crítica e Prática Transformada (NLG, 1996; KALANTZIS e COPE, 2013) e, em termos de aspectos relativos ao Available Design, Designing e Redesigned (NLG, 1996), que organizam conteúdos a questões socioculturais em situações de aprendizagem. E, ainda, consideramos pontos relacionados ao Experienciando, Conceitualizando, Analisando e Aplicando conforme Kalantzis e Cope (2011), elementos caracterizadores de ações durante o processo de aprendizagem. Em linhas gerais, pretendemos argumentar que as propostas de formação de professores devem acompanhar as mudanças sociais e, hoje, com a Web 2.0 os profissionais da educação se veem perante novos desafios, principalmente o de trabalhar com novas ferramentas digitais em sala de aula. Dessa maneira, em um espaço de formação, esses desafios podem ser pensados, repensados e articulados com as práticas em sala de aula.

Palavras-chave:  Formação de Professores; Pedagogia dos multiletramentos; Dimensões transformadoras.

Biografia do Autor

Cláudia Gomes

Possui graduação em Letras - Universidade de Uberaba (1998); especialização em Linguística Aplicada: fundamentos e perspectivas para o ensino - Universidade Federal de Uberlândia (2001); especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade do Noroeste de Minas (2004) e mestrado em Linguística - Universidade Federal de Uberlândia (2007). É doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e participante do Grupo de Pesquisa (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia (CNPQ/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores - GPEFORM (CNPQ/UFTM), na linha Formação de Professores e Políticas Educacionais. Atuou na educação infantil, ensino fundamental, ensino superior e formação continuada (professores de Língua Portuguesa, gestores e pedagogos). Tem experiência na modalidade a distância, com formação inicial de pedagogos (UAB/UFMG) e Especialização em Língua Portuguesa da REDEFOR IEL/UNICAMP. Atuou também como Analista de Assuntos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba no Departamento de Formação Continuada . Vem desenvolvendo pesquisa em Ensino/aprendizagem de língua materna e uso de novas tecnologias da informação e da comunicação.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Gomes, C. (2016). “Multiletramentos na escola pública”: uma proposta de formação continuada com base na Pedagogia dos Multiletramentos. Revista Do Sell, 5(3). https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1253

Seção

Artigos