A Linguística Aplicada e o ensino de de língua espanhola para pessoas com deficiência visual: teorias linguísticas e suas contribuições

Autores

  • Nilza Maria de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1254

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a importância da Linguística Aplicada no ensino de língua espanhola para deficientes visuais a partir da valorização da interdisciplinaridade pregada pela Linguística Aplicada. Bibliograficamente apresentamos uma breve abordagem sobre as Teorias Linguísticas, o estruturalismo de Ferdinand de Saussure, gerativismo de Noam Chomsky e a  sociolinguística de William Labov, e suas contribuições para o ensino de línguas adicionais. Tendo como objetivo analisar questões que podem auxiliar o ensino de língua espanhola aos deficientes visuais. Metodologicamente, apresentamos autores que pesquisam a Linguística Aplicada como mediadora de diálogos entre as demais áreas de conhecimentos. Recorremos à literatura na área de Educação de Deficientes Visuais, para expor o conceito de deficiência visual, trazendo definições que auxiliam o leitor em sua caracterização. Uma breve apresentação da legislação brasileira sobre ensino de língua estrangeira e o ensino especifico da língua espanhola nas escolas brasileiras. Concluímos que se faz necessário buscar um maior entendimento sobre o complexo e diversificado processo que envolve ensinar e aprender uma língua estrangeira na contemporaneidade, tal tarefa configura-se como um desafio para os pesquisadores em Linguística Aplicada.

 

Palavras-chave: Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua Espanhola; Interdisciplinaridade; Deficiência Visual.

 

Biografia do Autor

Nilza Maria de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba (2005).Pós Graduação Lato Sensu, nível de Especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira Espanhol, na área do conhecimento de Ciências Humanas pelo Instituto de Formação de Educadores UNIUBE (Universidade de Uberaba - Uberaba Minas Gerais) 2006. Curso de Pós Graduação Lato Sensu, nível de Especialização Educação Especial Inclusiva na área do conhecimento de Ciências Humanas pela Faculdades integradas de Jacarepaguá - FIJ - Rio de Janeiro, 2007. Mestranda em Estudos Linguísticos - UFU/Universidade Federal de Uberlândia/Minas Gerais. Atualmente é professor de educação básica - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Uberaba. Tem experiência na área de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, com ênfase em Deficiência Visual e Surdocegueira.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

de Oliveira, N. M. (2016). A Linguística Aplicada e o ensino de de língua espanhola para pessoas com deficiência visual: teorias linguísticas e suas contribuições. Revista Do Sell, 5(3). https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1254

Seção

Artigos