O USO DO INGLÊS EM NOMES COMERCIAIS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Natália Cristine Prado

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1270

Resumo

: Este estudo tem como principal objetivo analisar o comportamento linguístico e cultural dos nomes próprios de estabelecimentos comerciais com elementos do inglês em contexto de Português Brasileiro (PB) e Português Europeu (PE). A temática discutida neste artigo vincula-se diretamente com a questão da identidade linguística da língua portuguesa e com questões de identificação cultural, pois o estudo leva em consideração características extralinguísticas que motivam o uso de nomes comerciais estrangeiros em contexto comercial no Brasil e em Portugal. Para realizar este estudo, primeiramente, coletamos 862 nomes comerciais com elementos do inglês no interior do estado de São Paulo (Brasil) e 446 na cidade de Lisboa (Portugal). Além disso, analisamos também os nomes comerciais com grafia estilizada e observamos o uso de ’s em contexto comercial, constatando que esses fenômenos são menos comuns que o esperado. Por fim, podemos concluir com nossos estudos que ainda são poucos os comerciantes que sentem a necessidade de diferenciar seu negócio ou produto através de um nome comercial com elementos do inglês, isto é, somente algumas pessoas recorrem ao inglês para dar uma aparência chique e sofisticada ao seu nome comercial.

Biografia do Autor

Natália Cristine Prado

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara com período sanduíche (bolsa CAPES PDSE) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012). Desenvolveu o projeto intitulado "A influência da língua inglesa na formação de nomes comerciais: questões de identidade linguística e cultural", com apoio da CAPES, atuando na linha de pesquisa análise fonológica, morfossintática, semântica e pragmática com ênfase nos estudos fonológicos e morfológicos do Português Brasileiro. Atualmente é professora substituta na área de Linguística na Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

Prado, N. C. (2016). O USO DO INGLÊS EM NOMES COMERCIAIS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1270