A escrita por imagens da cidade em Carlos Drummond de Andrade

Autores

  • Moema Souza Esmeraldo

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1287

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar pressupostos teóricos que contribuam com a discussão de aspectos significantes no que diz respeito à representação de um pensamento por imagens relacionadas à memória dos espaços das cidades na obra de Carlos Drummond de Andrade. Para isso, serão elencadas crônicas publicadas inicialmente no jornal Correio da Manhã, que circulavam ao título geral de “Imagens”, além de mencionar a poesia do escritor itabirano, que será evocada na medida em que sua escrita repercuta na constatação da produção de uma escrita por imagens. Tais textos serão analisados com o intuito de examinar a construção de imagens poéticas relacionadas, sobretudo, à experiência urbana. Nesse sentido, para amparar o enfoque aqui apresentado, partirei de algumas considerações teóricas discutidas por Walter Benjamin (Benjamin,1994) no ensaio Sobre o conceito de história e alguns fragmentos pertencentes ao livro Passagens (2006), bem como provocar um diálogo com Octavio Paz, a partir de sua obra O arco e a lira (Paz, 1982), especificamente, como convergente a definição de imagem e tempo para esses dois autores. 

Biografia do Autor

Moema Souza Esmeraldo

Doutorado em andamento pelo programa de pós-graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade, na PUC-Rio. Mestre em Estudos da Linguagem (2014) pela Universidade Federal de Goiás- UFG/CAC. Especialista em Literatura brasileira pela UnB (2008) e em Docência Universitária pela UEG (2007). Atualmente trabalha na Gerência de Orientação de Executores vinculada a Coordenação de Contratos, Termos e Convênios, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Esmeraldo, M. S. (2016). A escrita por imagens da cidade em Carlos Drummond de Andrade. Revista Do Sell, 5(4). https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1287