Aspectos da didatização dos conceitos de ironia presentes em livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

  • Girllaynne G. Bezerra dos Santos Marques

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1298

Resumo

Divulgada, assim como muitos outros fenômenos linguísticos, sob a tradição gramatical greco-latina, a ironia, objeto de ensino e pesquisa na área de língua, tem tido sua conceituação reformulada pelos estudos do último século. Portanto, o presente trabalho se apresenta como questionamento sobre os aspectos da didatização, compreendida como o processo de constituição de um conhecimento didático com base em um conhecimento de referência de natureza distinta, da ironia diante deste novo panorama da pesquisa do fenômeno irônico e do ensino de língua materna pautado no uso. Desse modo, baseando-nos na teoria de didatização (Chevallard, 1985, apud PETITJEAN, 2008; _______, apud HALTÉ, 2008) e nas teorias sobre ironia (MUCKE, 1970; HUTCHEON, 2000; BRAIT, 2008), analisamos os conceitos de ironia presentes em dois manuais didáticos contemporâneos, bem como a sua articulação com os demais aspectos do livro. Percebemos que as inovações advindas das pesquisas científicas têm sido incorporadas ao tratamento de língua amplamente, o que tem refletido na abordagem da ironia, especificamente. Desse modo, constatamos em um dos manuais uma abordagem de ironia que a aproxima do uso, enquanto no outro observamos trabalho semelhante com outros aspectos da língua. 

Biografia do Autor

Girllaynne G. Bezerra dos Santos Marques

Estudante do curso de Pós-Graduação Letras e Linguística no nível de Mestrado, investigando fenômenos relacionados à interação digital e o fenômeno da ironia.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Marques, G. G. B. dos S. (2016). Aspectos da didatização dos conceitos de ironia presentes em livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista Do Sell, 5(3). https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1298

Seção

Artigos