POLÊMICA DISCURSIVA NO FACEBOOK: SOBRE CONSTRUÇÕES DE SIMULACROS

Autores

  • Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1324

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Polêmica Discursiva, Facebook, Simulacro

Resumo

No presente trabalho, que tem por base os fundamentos do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, a AD, tentamos identificar a formação da polêmica em torno do movimento dos Black Blocs (BB) com dados recolhidos a partir da rede social Facebook. Nessa rede, existem páginas que se prestam a informar e opinar acerca das ações que envolvem os BB. A partir das informações e opiniões postadas nessas páginas, observamos emergir um debate que, com base nas reflexões de Maingueneau (2010), estão circunscritos no registro polêmico. Para proceder à análise nos valemos, sobretudo, dos conceitos de simulacro, ethos e cenas de enunciação. Os resultados apontam dois posicionamentos que constroem suas identidades na relação polêmica que estabelecem entre si.

Biografia do Autor

Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Interessa-se pelas teorias do discurso de linha francesa, sobretudo pela aquela com que trabalha D. Maingueneau.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Rezende, B. R. M. P. R. (2017). POLÊMICA DISCURSIVA NO FACEBOOK: SOBRE CONSTRUÇÕES DE SIMULACROS. Revista Do Sell, 6(1). https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1324

Seção

Artigos