TERMO DE VISITA: ESTRUTURA COMPOSICIONAL E ENSINO

Autores

  • Solange Aparecida Faria Cardoso Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1329

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar a organização retórica de uma amostra do gênero Termo de Visita por meio da aplicação do modelo CARS, elaborado por Swales. Escolhemos este gênero textual pela importância de, entre outras, não só ordenar as atividades diárias a serem desenvolvidas em uma instituição de ensino, como também a de deixar um registro documentado para possibilitar o desenvolvimento de outras atividades, no futuro, em uma mesma instituição de ensino. De modo mais específico, sob a perspectiva dos gêneros linguísticos, avaliamos quais atividades de constituição de textos são desempenhadas nesse tipo de texto, seus protagonistas e o modo de controle e organização, levando-se em conta a especialidade da área escolhida. Tomam-se, por corpus, 65 (sessenta e cinco) Termos de Visita coletados, por empréstimo, em situação real, a partir de entrevistas com profissionais da área de Educação da cidade de Uberlândia (MG). Os Termos de Visita, numerados (de 01 a 65) para facilitar a análise dos textos, foram produzidos durante o ano de 2013 e, após a aplicação do modelo, apresentamos um quadro indicando as regularidades identificadas no corpus analisado.

Biografia do Autor

Solange Aparecida Faria Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Possui MESTRADO em LINGUÍSTICA pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2010). É aluna regular do Programa de Pós-Graduação/Doutorado em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cardoso, S. A. F. (2017). TERMO DE VISITA: ESTRUTURA COMPOSICIONAL E ENSINO. Revista Do Sell, 6(1). https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1329

Seção

Artigos