A desconstrução do ethos: o papel da prosódia na expressão de atitudes no discurso político

Autores

  • Leandro Silva Moura Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1358

Resumo

A prosódia, esquecida durante algum tempo nos estudos linguísticos, é um aspecto de fundamental importância para o discurso. É por meio dela que podemos, por exemplo, distinguir modalidades frasais, identificar a origem geográfica e reconhecer os estados afetivos do falante. Nos últimos anos, a prosódia dos afetos sociais tem ganhado foco. Em situações discursivas, como em debates políticos eleitorais televisionados, aspectos de natureza prosódica se unem à argumentação retórica, dando força aos marcadores retóricos. Quando um candidato ataca diretamente seu adversário, tentando derrubar a imagem (ou ethos, pode-se acrescentar) por ele construída, o faz por meio de críticas, entre outras atitudes, que são expressas no discurso via prosódia. O objetivo deste trabalho é, assim, apresentar uma análise de um momento em que essa desconstrução acontece em debates eleitorais, mostrando quais são as contribuições da prosódia durante a expressão da atitude de crítica.

Biografia do Autor

Leandro Silva Moura, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem - Tradução e Práticas Discursivas pela mesma instituição e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Moura, L. S. (2017). A desconstrução do ethos: o papel da prosódia na expressão de atitudes no discurso político. Revista Do Sell, 6(1). https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1358