PROFORMAS NEGATIVAS EM SATERÉ-MAWÉ

Autores

  • Carneiro de Souza Denize Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Franceschini do Carmo Dulce Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1364

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma descrição e análise morfossemântica das proformas negativas da Língua Sateré-Mawé. Esta língua é falada por cerca de doze mil indígenas, habitantes da Terra Indígena Andirá-Marau, localizada na divisa dos Estados do Amazonas e do Pará. O corpus empregado nesta análise é constituído de enunciados extraídos de textos orais e de textos escritos produzidos por professores indígenas. Tal análise mostrou-nos que as proformas negativas em Sateré-Mawé são construídas a partir de proformas interrogativas, adicionando-se a estas o morfema de negação ?t....?i. Ao se constituir, tal proforma mantém o valor semântico básico da proforma interrogativa, tal como ocorre com as seguintes proformas: ?t-kat-?i, empregada para negar referentes não-humanos; ?t-uwe- ?t?i, que é empregada para negar referentes humanos; ?t-karãpe-?i / ?t-karãmuo-?i, empregadas para negar uma circunstância temporal; ?t-aikotã-?i e ?t-mi?itã-?i, empregadas para negar uma circunstância modal. Portanto, neste artigo, apresentamos a constituição morfossemântica dessas proformas, bem como o seu funcionamento na Língua Sateré-Mawé.

Biografia do Autor

Carneiro de Souza Denize, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Denize de Souza Carneiro - professora temporária do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Franceschini do Carmo Dulce, Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Dulce do Carmo Franceschini - professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

Denize, C. de S., & Dulce, F. do C. (2016). PROFORMAS NEGATIVAS EM SATERÉ-MAWÉ. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1364