AS PROFORMAS INTERROGATIVAS DA LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ

Autores

  • Dulce do Carmo Franceschini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fernanda Ferreira Spoladore Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1373

Resumo

Resumo: Pretende-se, neste artigo, apresentar uma análise morfossemântica das proformas interrogativas complexas do sateré-mawé e sua correlação com os demonstrativos dessa língua, principalmente no que se refere à presença de morfemas classificadores em sua formação. Essa língua é falada pelo povo de mesmo nome, cuja população corresponde a aproximadamente 12 mil pessoas (SESAI-2014) que habitam, em sua maioria, a área indígena Andirá-Marau. Esta está localizada às margens dos rios Andirá, Waikurapá, Marau e Urupadi, na região fronteiriça dos estados do Amazonas e Pará. Os dados utilizados para a análise proposta foram coletados pelas pesquisadoras, em situações naturais de conversação, em algumas comunidades da área Andirá-Marau.

 

Palavras-chave: língua Sateré-Mawé; análise morfossemântica; proformas interrogativas; demonstrativos; morfemas classificadores.

Biografia do Autor

Dulce do Carmo Franceschini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Concluiu o curso de Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Brasília em 1988; na Universidade de Paris V - René Descartes, concluiu uma Licence en Sciences du Langage, em 1990; uma Maîtrise en Sciences du Langage, em 1991, e um D.E.A em Linguística, em 1993. Em 1999, defendeu a tese La langue Sateré-Mawé: description et analyse morfossyntaxique na Universidade de Paris VII Denis Diderot. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - SC. Tem experiência na área de Lingüística Descritiva, com ênfase em Línguas Ágrafas, sociolingüística e educação indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, língua Sateré-Mawé, sociolingüística qualitativa, revitalização lingüística e cultural e ensino de língua materna. Desde 1993, desenvolve projetos de pesquisa-ação com os professores sateré-mawé.

Fernanda Ferreira Spoladore, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Franceschini, D. do C., & Spoladore, F. F. (2016). AS PROFORMAS INTERROGATIVAS DA LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1373