MECANISMOS DE (NÃO) EQUIVALÊNCIA EM FRASEOLOGIAS DA LÍNGUA TEWE E DO PORTUGUÊS

Autores

  • Zacarias Alberto Sozinho Quiraque UFG/UEM
  • Maria Helena de Paula UFG/RC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1378

Resumo

Nesta comunicação, pretende se apresentar primeiras considerações sobre mecanismos de equivalência (ou não equivalência) em fraseologias, a partir de uma descrição morfológica e semântica das fraseologias da língua Tewe (uma língua bantu falada em Moçambique, província de Manica, cidade de Chimoio, com o código S.13b na classificação de Guthrie, 1967-71) e da língua portuguesa (uma língua românica originada do galécio-português inicialmente falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal e hoje falado em quarto continentes). Para atingir este objetivo, nossa proposta se baseou no método que consiste na recolha e análise de obras que abordam sobre o conceito e a importância do estudo das fraseologias. Além da metodologia acima citada, será usado o método introspectivo, pois serão aplicados conhecimentos de um dos autores deste trabalho sobre a sua língua materna, a língua Tewe, e aplicados conhecimentos de ambos os autores para a língua portuguesa. Através da descrição das fraseologias nas duas línguas, pretende se mostrar que não há equivalência morfológica das fraseologias, mas apenas uma equivalência semântica, na perspectiva de inter-relação entre língua e cultura.

Biografia do Autor

Zacarias Alberto Sozinho Quiraque, UFG/UEM

É moçambicano, natural de Chimoio/Manica. Graduado em Ensino de Línguas Bantu pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, onde é assistente universitário no Departamento de Línguas. Atualmente, é aluno do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Goiás, como bolsista da Chamada nº 010/2014, do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG/CNPq), com projeto intitulado “Estudo Morfo-Lexical de Provérbios da Língua Tewe e Suas Estratégias de (Não) Equivalência no Português do Brasil”.

Maria Helena de Paula, UFG/RC

Profa. Dra. Maria Helena de Paula
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação - UFG/Regional Catalão
Docente do Mestrado em Estudos da Linguagem - UFG/Regional Catalão
http://www.mestrado_letras.catalao.ufg.br/
Editora da Revista Linguagem - Estudos e Pesquisas.
http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep
http://lattes.cnpq.br/6122217498972532

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

Quiraque, Z. A. S., & Paula, M. H. de. (2016). MECANISMOS DE (NÃO) EQUIVALÊNCIA EM FRASEOLOGIAS DA LÍNGUA TEWE E DO PORTUGUÊS. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1378