PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: RELAÇÕES E PROPRIEDADES A PARTIR DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Gisele da Cruz Rosa Universidade Federal de UberlÂndia
  • Valeska Virgínia Soares Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1381

Resumo

Este artigo visa apresentar as propriedades dos sistemas complexos, a saber: dinamicidade, conectividade, não-linearidade, emergência, imprevisibilidade, sensibilidade às condições iniciais, auto-organização, sensibilidade à feedback, bifurcação, adaptabilidade, caos e abertura, a partir de produções cinematográficas e de narrativas acerca das experiências de aprendizagem de inglês e do uso de ferramentas tecnológicas produzidas por estudantes do Programa Idiomas sem Fronteiras – inglês. A fundamentação teórica reside no Paradigma da Complexidade e o percurso metodológico constitui-se qualitativo. As análises demonstram que todas as propriedades apresentadas podem ser percebidas tanto nos filmes, como nas narrativas, podendo ser consideradas imbricadas nos exemplos do mundo fenomênico que vivemos. 

Biografia do Autor

Gisele da Cruz Rosa, Universidade Federal de UberlÂndia

Mestranda em Linguística e Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelo qual recebe bolsa CAPES. Graduada do Curso de Licenciatura Plena em Letras: Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em direito pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia.Técnica em administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial / Ápice (ETFG). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino e Aprendizagem no contexto digital apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) liderado pela professora Valeska Virgínia Soares Souza. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fapemig (2011-2012 e 2012-2013). Ministrou aulas como professora contratada pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) do Programa de Línguas Estrangeiras em Ambiente de Ensino e Pesquisa em 2013 promovido pelo Instituto de Letras e Linguística em conjunto com a Central de Línguas (CELIN) da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase em Estudos em Linguagem e Ensino e Aprendizagem no contexto digital. Tem interesse nos seguintes temas: Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras, Ensino e aprendizagem no contexto digital, elaboração de material didático, estudos baseados na teoria da complexidade , estudos baseados na teoria do investimento. Também atua na área jurídica. Tem interesse nos seguintes temas: Direito Civil, Processo Civil, Direito Tributário, Direito Previdenciário. Suas publicações incluem resumos, Artigos completos publicados em periódico e Apresentações de trabalhos.

Valeska Virgínia Soares Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio

Valeska Soares Souza é professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio . Atuou até abril de 2014 como professora adjunto II de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia, MG e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

Rosa, G. da C., & Souza, V. . V. S. (2016). PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: RELAÇÕES E PROPRIEDADES A PARTIR DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS. Revista Do Sell, 5(1). https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1381