ANÁLISE DE ASPECTOS PROSÓDICOS DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Juliana Ferreira e Silva UFTM
  • Maíra Sueco Maegava Córdula UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.2021

Resumo

Essa pesquisa discute o papel da prosódia no ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, investiga como se apresenta hoje a concepção e análise da língua falada a partir da análise de uma coleção de livro didático do ensino fundamental II. Com o objetivo de verificar quais são os aspectos linguísticos abordados pela coleção com relação à língua falada, escolheu-se uma das seções dos livros para ser analisada: Prática de Oralidade. A partir da observação das atividades propostas no material didático, fez-se uma categorização de termos relacionados a aspectos prosódicos da fala. Após esse levantamento, fez-se uma análise da frequência com que cada um desses termos ocorreu em cada capítulo, e os resultados foram apresentados em um quadro e analisados à luz da fundamentação teórica que embasa estetrabalho. Os resultados da análise apontaram na direção de que o que mais acontece nas atividades direcionadas à prática de oralidade é: a) pouca diversidade de gêneros orais abordados; b) generalização de termos sem devida explicação sobre o que se refere; e c) ausência de informação para o aluno sobre como ele deverá proceder para desenvolver aquela habilidade da língua falada que está sendo pedida.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira e Silva, UFTM

Mestre em Letras egressa do Profletras da UFTM

Maíra Sueco Maegava Córdula, UFTM

Profa. Dra. Maíra Sueco Maegava CórdulaCoordenadora Institucional do Inglês Sem Fronteiras - UFTMDepartamento de Línguas Estrangeiras- Curso de LetrasInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS)NucLi (Núcleo de Línguas) / CA (Centro Aplicador)

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Silva, J. F. e, & Córdula, M. S. M. (2017). ANÁLISE DE ASPECTOS PROSÓDICOS DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Do Sell, 6(1). https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.2021

Seção

Artigos