PRODUÇÃO DO GÊNERO SINOPSE DE LIVRO E REVISÃO TEXTUAL: COAUTORIA OU INTERVENÇÃO NO TEXTO DE OUTREM?

Autores

  • Patrícia Souza Lemos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2228

Resumo

Neste trabalho, investigamos a produção do gênero sinopse de livro e sua revisão textual, levando em consideração o processo de construção que, neste caso, engloba a escrita do livro e sua posterior revisão, com vistas à publicação e que, portanto, passa pelas etapas do trabalho editorial. Consideramos a revisão uma etapa da produção textual, que contribui para a melhoria do texto em aspectos linguístico-gramaticais e produção de sentido. O revisor intervém no texto e produz alguns trechos, e é essa sua ‘entrada’ no texto-sinopse que desperta nosso interesse sobre a possibilidade de coautoria, em termos linguístico-discursivos. Teoricamente, tomamos por base autores como Bakhtin (2011), Oliveira (2016), Foucault (2002) e Possenti (2002), abordando conceitos como autoria, gêneros discursivos, revisão textual. Para tanto, selecionamos uma sinopse de obra literária, apresentando quatro versões: a primeira, produzida pelo autor do livro; a segunda, revisada pelo profissional; a terceira, ‘melhorada’ pelo revisor, ou seja, com entrada maior na escrita; e, a quarta, a versão final. Acreditamos que as intervenções do revisor contribuíram para deixar o texto mais claro e até mais literário e informativo a respeito da obra, o que nos permite dizer que, além de realizar um trabalho técnico, o revisor tornou-se, também, coautor. 

Biografia do Autor

Patrícia Souza Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da UESB. Revisora e Normalizadora técnica (ABNT) de textos acadêmicos, científicos e literários.

Marcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora  Doutora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da UESB e do programa de Mestrado em Linguística (PPGLin) também da UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Lemos, P. S., & Pereira, M. H. de M. (2017). PRODUÇÃO DO GÊNERO SINOPSE DE LIVRO E REVISÃO TEXTUAL: COAUTORIA OU INTERVENÇÃO NO TEXTO DE OUTREM?. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2228