LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE O BOTICÁRIO NO FACEBOOK E INSTAGRAM.

Autores

  • Vera Lúcia Viana de Paes Universidade Estadual de Montes Claros.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2237

Resumo

 

Resumo: Este trabalho­ integra o Projeto de Pesquisa “A multimodalidade em anúncios publicitários”, com apoio financeiro do PIBIC/FAPEMIG, cujo objetivo geral é promover um letramento multimodal em anúncios publicitários. A análise funcional-discursiva é alicerçada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional (Halliday, 2004), da Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 2006) e da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001). Para fins de análise, selecionamos duas peças publicitárias de o Boticário, veiculadas nas mídias digitais Instagram e Facebook, nas quais buscamos, especificamente, identificar como os recursos multissemióticos se coadunam na produção de discursos multifuncionais pré-estabelecidos para influenciar os usuários da rede. Para isso, trabalhamos com os recursos verbo-visuais e semióticos que perfazem os anúncios, com a aplicação das metafunções ideacional e interpessoal­. Como hipótese, acreditamos que recursos semióticos combinados constroem arquétipos de significações poderosas, não perceptíveis em leituras comuns, naturalizando conceitos, identidades, estilos e hábitos sutilmente impostos. Justifica-se esse estudo pela necessidade de novas habilidades de interpretação das mídias digitais contemporâneas altamente visuais, pela composição de layouts em linguagens híbridas. Buscamos, assim, contribuir para pesquisas da língua em uso.

 

Palavras-chave ( Letramento; Multimodalidade; Mídias digitais)

Biografia do Autor

Vera Lúcia Viana de Paes, Universidade Estadual de Montes Claros.

Pós-graduada em língua inglesa. Graduanda 8º período Letras Português e bolsista FAPEMIG em projeto "A multimodalidade em anúncios publicitários" pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

de Paes, V. L. V. (2017). LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE O BOTICÁRIO NO FACEBOOK E INSTAGRAM. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2237