O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA SUPERINTERESSANTE: O FIM DO MUNDO É PROFECIA OU REALIDADE?

Autores

  • Maíra Ferreira Sant'Ana Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2269

Resumo

RESUMO                                                                                                                   

Este artigo pretende analisar o tratamento linguístico-discursivo conferido às informações sobre o Fim do Mundo referentes a uma reportagem publicada na revista Superinteressante, edição especial de novembro de 2012, durante a polêmica suscitada pelo Calendário Maia. Para isso, buscou-se descrever e analisar como ocorre o processo de recontextualização do conhecimento científico em textos de divulgação científica por meio dos procedimentos linguístico-discursivos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas. Ao final da análise, chegou-se à conclusão de que a situação de comunicação é norteadora do discurso veiculado na reportagem. Verificou-se também que foram utilizadas várias estratégias divulgativas direcionadas para um público jovem. Percebeu-se que a revista informa e, como estratégia discursiva, deixa o leitor curioso e motivado em ler sobre o assunto em questão. O procedimento linguístico-discursivo mais recorrente na reportagem foi a expansão e a estratégia divulgativa mais utilizada foi a explicação.         

PALAVRAS-CHAVE: Recontextualização; Procedimento linguístico-discursivo; Estratégia divulgativa.

Biografia do Autor

Maíra Ferreira Sant'Ana, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Estudos Linguísticos (Estudos do Texto e do Discurso) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Letras pela UFV, licenciatura Português-Inglês. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

Cristiane Cataldi dos Santos Paes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Letras (Licenciatura Português-Literatura) pela Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro (1986), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (1994) - Niterói e Doutora em Linguística pela Universidade Pompeu Fabra - Barcelona/Espanha (2003). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal de Viçosa (MG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas áreas de pesquisa: Gênero Discursivo, Mídia e Identidade, Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira e Análise do Discurso da Divulgação Científica.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Sant’Ana, M. F., & Paes, C. C. dos S. (2017). O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA SUPERINTERESSANTE: O FIM DO MUNDO É PROFECIA OU REALIDADE?. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2269