A ABORDAGEM DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROGRESSO OU DECLÍNIO?

Autores

  • Marcus Garcia de Sene (GARCIA, M. S.) UNESP/FCLAr

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2301

Resumo

Devido ao amplo espaço que a tradição escolar reserva à escrita, o trabalho com a oralidade em sala de aula continua sendo pouco abordado ou recebe um tratamento controverso por parte dos professores de língua materna. Em relação às produções acadêmicas que envolvem as práticas de leitura e escrita, por exemplo, a oralidade no ensino tem recebido pouco atenção e, muitas das vezes, esquecida como uma importante ferramenta para socialização humana e na formação para plena participação cidadã. No contexto escolar, a necessidade de um trabalho sistematizado com gêneros orais para ampliação das capacidades de linguagem tem sido defendida por diversos autores como Marcuschi (2001, 2003). Sendo assim, este trabalho objetiva analisar dois livros aprovados pelo PNLD 2017 e distribuídos para determinadas escolas brasileiras. O intuito é verificar qual o tratamento está sendo dado ao eixo oralidade no livro didático e, consequentemente, aos gêneros orais e a relação entre oralidade-escrita. Os dados apresentaram que, embora houve uma reformulação dos critérios do eixo oralidade e escrita ao longo dos anos de existência do PNLD, em vez de abarcar elementos mais detalhados e específicos, acabou por reduzir a exigência destinada à reflexão sobre as relações entre oralidade-escrita e os gêneros orais.

Biografia do Autor

Marcus Garcia de Sene (GARCIA, M. S.), UNESP/FCLAr

Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara. Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015). Atualmente, é Corretor de REdação da Plataforma Imaginie. Foi Professor de Inglês no Colégio Natureza (Araraquara/SP). Membro do Grupo de Estudos de Sociolinguística de Araraquara (SolAr/UNESP) e Grupo de Estudos Variacionista (GEVAR/UFTM). Trabalhou como Assistente Administrativo do Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras da UFTM (2013-2015) e Oficial de Serviços Educacionais no Departamento de Formação Continuada da Prefeitura Municipal de Uberaba (2015). Foi aluno bolsista do PIBID/Subprojeto Língua Portuguesa nas duas edições (2011 e 2014). Realizou iniciação científica (sem bolsa) sob a orientação da Profa. Dra. Juliana Bertucci Barbosa.Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: sociolinguística, fonologia do português, oralidade e escrita e produção textual.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Garcia de Sene (GARCIA, M. S.), M. (2017). A ABORDAGEM DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROGRESSO OU DECLÍNIO?. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2301