METODOLOGIAS DE ENSINO PARA LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL JATAÍ

Autores

  • Natasha Vicente da Silveira Costa Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.2305

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Atenção Discente, Trabalho em Equipe, Atividades de Curta Duração, Ensinar Textos Narrativos, Ensinar Textos Teóricos

Resumo

Resumo: Este artigo relata uma experiência docente na Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí que pretendeu suavizar os efeitos colaterais da modernidade líquida no ensino de Literaturas de Língua Inglesa por meio da aplicação de 20 atividades didáticas cuja abordagem centra-se no aluno e na aprendizagem ativa. Elas se agruparam em 4 métodos gerais de ensino: o planejamento de atividades que durassem entre 15 e 20 minutos; o emprego de suportes como áudio, vídeo e imagens; o desenvolvimento das habilidades linguísticas de audição, fala, escrita e leitura; e o trabalho coletivo. A sensação de aprendizagem dos discentes foi gerada por meio de um questionário anônimo respondido por escrito ao final das disciplinas, instrumento que revelou a preferência por atividades de curta duração, o emprego de vídeos, o enfoque na habilidade linguística da fala e os trabalhos em equipe, em comparação aos individuais. Tais resultados, afinal, demonstram que é possível mitigar a liquidez no ensino e expõem a necessidade de reelaborar algumas práticas, principalmente as atividades de áudio e aquelas com suporte exclusivo em papel.

Palavras-chave: aprendizagem ativa; atenção discente; trabalho em equipe; atividades de curta duração; ensinar textos narrativos; ensinar textos teóricos.

Biografia do Autor

Natasha Vicente da Silveira Costa, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Graduada em Letras. Especialista em Crítica Literária e Ensino de Literatura. Docente da área de Literaturas de Língua Inglesa no curso de Letras Inglês.

Referências

BARKLEY, Elizabeth F. Student engagement techniques: a handbook for college faculty. San Francisco: Wiley, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Novo projeto gráfico: 2014.

BRAUER, Markus. Ensinar na universidade: conselhos práticos, dicas, métodos pedagógicos. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

MULLER, Luciane. Teaching literature in ‘liquid times’. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 43, p. 140-151, dez. 2011.

PONTE, Charles; FELIX, José. O ensino de Literaturas de Língua Inglesa na universidade: uma reflexão avaliativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 12, n. 2, p. 517-542, jul./dez. 2016.

SCRIVENER, Jim. Learning teaching. Oxford: Macmillan, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Goiânia: UFG, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Costa, N. V. da S. (2018). METODOLOGIAS DE ENSINO PARA LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL JATAÍ. Revista Do Sell, 7(2). https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.2305