FIO CONDUTOR DA MEMÓRIA NO ROMANCE DE CRISTÓVÃO TEZZA

Autores

  • ULYSSES ROCHA FILHO ROCHA FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - REGIONAL CATALÃO

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2344

Resumo

Resumo:. A nossa discussão percorrerá o discurso, a memória e a presença do professor idoso (protagonista) Heliseu do romance O Professor (2014),  do catarinense Cristóvão Tezza. Escrever sobre a tessitura de um enredo ficcional, tendo como parâmetro, a figura  do professor, parece mais complexo do que se pode imaginar e, certamente a complexidade aumenta quando o parâmetro para a definição parte do princípio de que é aquele que tem o papel de ensinar, no caso, de Filologia Românica pelo português arcaico. Destarte, objetivamos o resgate da história do discurso desse e outros personagens professores e/ou educadores brasileiros (Berta – Til, José de Alencar; Aristarco – O Ateneu, Raul Pompéia; Dona Benta – Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato; Madalena – São Bernardo, Graciliano Ramos; Abdias – Abdias, Cyro dos Anjos; Heliseu – O professor, Cristóvão Tezza e tantos outros) - pois não existe prática sem sujeito - e para que sejam referências aos (atuais) profissionais da educação, questionando e incentivando-os a ir além de suas limitações burocráticas, buscando um intercâmbio interdisciplinar, uma transformação social a partir de textos teóricos da educação e textos literários. Ainda que Heliseu seja Professor Universitário se aposentando, tem, como função, ser intermediário  e formação constante entre os discentes e o futuro da sociedade em que se vive.  A presente interlocução é produto parcial dos projetos de pesquisa A figura do professor na literatura brasileira – primeiros momentos e  Figurações contemporâneas do envelhecimento e da velhice em Representações literárias (2014-2019) 

Biografia do Autor

ULYSSES ROCHA FILHO ROCHA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - REGIONAL CATALÃO

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, RegionalCatalão, mestre e doutor na área de ESTUDOS LITERÁRIOS. Escritor de obras de ficção e livros acadêmicos organizados. Prioriza a literatura contemporânea em seus aspectos de ficção e história e intertextualidades.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

ROCHA FILHO, U. R. F. (2018). FIO CONDUTOR DA MEMÓRIA NO ROMANCE DE CRISTÓVÃO TEZZA. Revista Do Sell, 7(1). https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2344